São Bento do Sul – Em março, a Prefeitura de São Bento do Sul irá inaugurar mais um Centro de Inclusão Digital, localizado na Rodovia SC-301, trevo de acesso a Curitiba/PR, no prédio de informações turísticas. O projeto envolve nove computadores no local, disponíveis para toda a comunidade, possibilitando a inclusão digital através de cursos. Atualmente, está faltando apenas a locação dos móveis para iniciar o funcionamento, previsto para março. O total do projeto foi em torno de R$ 31 mil.
Na própria Prefeitura, também há uma sala com 11 computadores disponíveis. O local aberto gratuitamente a população, já formou em 2009, 52 pessoas, com faixa etária variando de nove a 83 anos. Todos aprenderam noções básicas de internet e todo o pacote office. A previsão para abril de 2010, é que se formem mais de 110 alunos. O custo do projeto foi R$ 41 mil.
Na Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Emeja), em Serra Alta, outro centro também é disponibilizado para a comunidade, com 10 computadores. No final de fevereiro, iniciam as aulas gratuitas de inclusão digital. Além disso, os alunos do EJA também têm a possibilidade de aprender sobre informática.
Outro projeto que está sendo elaborado, é a instalação de internet sem fio na praça e no calçadão. O setor de compras da Prefeitura está realizando o levantamento dos custos para a implantação. O objetivo é disponibilizar para a população e os turistas, uma forma gratuita de acesso a internet. A ideia além da instalação da internet sem fio, é a revitalização do local, proporcionando um maior conforto.
Concurso
Adolescentes carentes poderão participar de uma oficina, que será iniciada em março, no Centro de Inclusão da Prefeitura. O “Concurso do Blog”, será específico para este público, no qual cada um irá produzir a sua página na internet, a partir de conhecimentos sobre ética no jornalismo, nova regra ortográfica e outros assuntos que irão estimular a criatividade.
O blog mais criativo terá uma premiação. Durante o concurso, os adolescentes receberão palestras com uma professora de português, advogado e um jornalista, que além de ensinar, irão aguçar toda a criatividade dos participantes.
AI/Redação 24 horas