terça-feira, janeiro 21, 2025

São José do Cedro participará de programa de erradicação de analfabetismo

São José do Cedro – Nesta quinta-feira, dia 10, o Prefeito de São José do Cedro, Renato Broetto, o secretário de Administração, João de Andrade e a secretária de Educação e Cultura, Judite Lorenzon Deicke, receberam o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, Flávio Berté, a integradora de ensino fundamental da SDR, Gelcy da Rosa e a diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), Eloide Cantarelli. O objetivo da visita foi solicitar o apoio da Administração num projeto que visa erradicar o analfabetismo nos seis municípios que integram a 30ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira.

De acordo com Flávio Berté, a meta da Regional de Dionísio Cerqueira é que no prazo de cinco anos se diminua, pelo menos, 5% do analfabetismo em cada município. Dados obtidos pela SDR apontam que São José do Cedro é o município da Regional com o menor índice de analfabetismo, 9,1% dos habitantes, ou seja, 1246 pessoas não sabem ler e escrever. O maior índice de analfabetismo, com 12,8%, é dividido por dois municípios: Dionísio Cerqueira, com 1893 pessoas e Palma Sola, com 1016 analfabetos na população.

Diante da proposta apresentada no encontro, o Prefeito Broetto assinou um compromisso em participar do projeto. O primeiro passo é organizar uma reunião com os agentes de saúde de São José do Cedro para instruí-los na captação de dados. Dessa forma, os dados obtidos serão mais precisos em relação à quantidade e características das pessoas não alfabetizadas no município. “Vamos reunir os agentes de saúde para nos auxiliar na ação. Como eles já possuem um conhecimento do território será mais fácil identificar a população que vai desfrutar do ensino”, comenta Broetto. A meta é que dentro de no máximo 40 dias se identifique quantos são e onde estão estas pessoas que carecem de ensino fundamental.

Finalizada esta etapa, será traçado um plano de ação entre as Administrações dos municípios e a 30ª SDR com o intuito de iniciar o processo de erradicação do analfabetismo na região. “O desenvolvimento, a compreensão da saúde, do social passa pela cidadania. Para isso, é preciso oportunizar as pessoas aprenderem a ler, escrever e saber interpretar a escrita”, enfatizou Berté.

A secretária de Educação de São José do Cedro, Judite Deicke salienta que ser alfabetizado é uma necessidade. “A partir do momento que a pessoa sabe ler e escrever ela se torna mais independente. Isso proporciona qualidade de vida ao cidadão”, conclui a secretária.

Cristiane Ottobelli
UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...