2014 – Neste sábado (22), é o dia “D” desta campanha
São Lourenço do Oeste – Ao dar a gotinha à uma criança lourenciana, o prefeito Geraldino Cardoso deflagrou a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite que teve sua abertura neste sábado (08) e se estende até o dia 22 de novembro.
A meta da secretaria municipal de Saúde é de imunizar 1.800 crianças de seis meses a cinco anos incompletos, sendo que neste sábado dia “D”, 373 crianças receberam a dose contra a poliomielite e 286, receberam a dose contra a tríplice viral.
Segundo informou a gerente de controle epidemiológico e serviços conveniados, Ana Claudia Batisti no dia 22 de novembro, será realizado mais um dia “D” para que todas as crianças lourencianas desta faixa etária, possam ser imunizadas contra as duas doenças que mesmo com todos os esforços, ainda deixa vitimas. Conforme Ana, as mães não precisam esperar o dia 22 para vacinar seus filhos, pois as vacinas estão à disposição em todas as unidades de saúde diariamente até o final da campanha.
Em Santa Catarina, a população desta faixa etária totaliza 499.305 e o objetivo é vacinar no mínimo 95% do público alvo, o que corresponde a 474.340 crianças recebendo a dose da tríplice viral em todos os municípios.
A vacina oral contra a poliomielite protege contra os três tipos de vírus da pólio causador da paralisia infantil, possuindo uma eficácia de 95%. Desde 1990, nenhum caso foi registrado no país. A Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e Imunização da Secretaria de Saúde atribui a erradicação a vacinação. As aplicações são necessárias para a manutenção da situação.