São Lourenço do Sul – Filé de tilápia e hambúrguer de peixe enriquecem a alimentação nas Escolas da Rede Municipal de Ensino e filantrópicas.
A Secretaria Municipal de Educação encaminhou pedido a um frigorífico de peixes, localizado no Município de Abelardo Luz, e obteve resposta positiva, garantindo o fornecimento do produto mensalmente, pelo período de um ano.
Neste mês, o Município recebeu aproximadamente 1.375 quilos de filé e hambúrguer de peixe que estão sendo servidos aos alunos com boa aceitação.
A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação Selma Tomaczun Suzin avaliou, durante uma semana, a forma correta de inserir o peixe no lanche dos alunos de maneira que garanta o aproveitamento nutricional. Conforme Selma, o teste é feito para avaliar a aceitação dos alunos do novo cardápio, sendo que o resultado foi superior a 85%, e conforme legislação do FNDE o peixe pode ser inserido na alimentação normal das escolas. Esta porcentagem é obtida através de uma escala hedônica, onde a criança responde numa fichas, indicando qual o grau de satisfação, se gostou ou não gostou do cardápio servido na escola. Para o cálculo do índice de aceitabilidade, é considerada a somatória das porcentagens de respostas dadas, gostei (4) e adorei (5).
O peixe na dieta infantil é indispensável. Esse tipo de cardápio contribui para o desenvolvimento saudável e integral. Rico em proteínas de alto valor biológico – um tipo de proteína de fácil digestão e bem aproveitada no organismo, o peixe é pobre em gorduras saturadas, o tipo de gordura que prevalece são as poliinsaturadas, com destaque para o ômega 3. O benefício para a saúde é que esse tipo de gordura diminui os riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (derrame), no caso de crianças auxilia no desenvolvimento normal do cérebro, além da redução da pressão arterial, ação antiinflamatória, ajuda a diminuir as taxas de triglicerídeos e colesterol total no sangue.
O peixe também é boa fonte de vitaminas A/E e principalmente vitamina D, que auxilia na absorção do cálcio (mineral importante para a formação óssea), além de fósforo e iodo. Também é rico em vitaminas do complexo B presentes nas reações químicas de liberação de energia no corpo e ácido pantatênico, essencial no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.
AI/Redação24Horas