São Bento do Sul – Parte da equipe feminina Olesc/Joguinhos/Jasc da Associação de Xadrez de São Bento do Sul/FMD participa das finais dos Jogos Abertos de São Paulo. As são-bentenses Mayla Blodorn, Bruna Caroline de Oliveira, Katia Elaine Sprotte e Rosane Leite Pereira representam a cidade de Campo Limpo Paulista e são comandadas pelo técnico Eduardo Sperb.
Conforme o técnico, participam em cada uma das quatro divisões oito equipes, sendo duas divisões até 21 anos e outras duas livre de idade. “Embora o nível do regional estivesse baixo, agora na final as coisas mudam. Teremos ao todo 32 municípios do estado de São Paulo buscando a sua medalha por equipe, portanto, não será fácil. O nível aumenta bastante na fase final”, conta Sperb.
As são-bentenses enfrentaram na primeira rodada o município de Mogi das Cruzes, equipe de segunda força do torneio de um total de 11 participantes. O resultado obtido da equipe foi um empate (vitórias nos tabuleiros 2 e 3 com Katia Elaine Sprotte e Mayla Blodorn em partidas que duraram, cada uma 3 horas). “O resultado foi considerado como muito bom, pois, esta equipe esta cotada para disputar ouro ou prata”, explica o técnico.
Os Jogos Abertos de São Paulo têm 213 municípios participantes, 16.000 pessoas diretamente envolvidas, sendo 13.000 atletas e tendo os jogos realizados em 22 locais diferentes. “É nossa meta conhecermos o nível e estabelecermos nosso objetivo após a primeira rodada. Ainda temos em mente que a medalha de bronze em tese já será um ótimo resultado, tendo em vista a quantidade de mestras participantes no evento”, diz.
Segundo Sperb, o projeto inicial era de apenas participar dos regionais, mas com o cancelamento da Olesc e Joguinhos Abertos de Santa Catarina, abriu-se a possibilidade participação nas finais dos Jogos Abertos de São Paulo.
Fonte : Fabiano Kutach – DRT/SC 02844 – JP