Videira – Marcando a passagem pelo Brasil, o maestro e cantor videirense, residente na Suíça, Luiz Alves da Silva e o pianista suíço – Daniel Schnurrenberger realizam na próxima segunda-feira (5) em Videira um Sarau Literário Musical. A apresentação acontecerá a partir das 20 horas, com entrada gratuita, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, localizada na Rua Bulcão Viana, 568, no Bairro Floresta.
A realização do evento é da Prefeitura de Videira através da Secretaria de Turismo e Cultura, com apoio da Associação Suíça em prol do Conservatório de Música de Videira, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Associação Videira Música Viva e Verde Vale Palace Hotel.
Conheça os artistas
Luiz Alves da Silva – Nasceu em Videira e aos 12 anos mudou-se para Curitiba onde recebeu sua primeira formação musical. Em 1980 participou da fundação do "Conjunto Renascentista de Curitiba". Foi membro da "Camerata Antiqua de Curitiba", conjunto com o qual gravou como solista obras de Händel sob a direção do maestro Roberto de Regina. Em 1982 foi premiado no concurso de jovens solistas da Orquestra Sinfônica de São Paulo. Entre 1983 e 1989 estudou na Schola Cantorum Basiliensis, na Suíça na classe de canto de Kurt Widmer, na classe de regência coral de Hans Martin Linde e na classe de canto gregoriano de Christopher Schmidt, tendo sido o primeiro brasileiro a receber um diploma desta instituição. Entre 1989 e 1990 foi membro do Studio Internacional de Opera na Opernhaus de Zurique.
Luiz Alves da Silva atua em concertos e gravações em rádios, Tvs e CDs, em quase todos os países europeus, com conjuntos como: Clemencic-Consort (Viena), Hesperion XX e Capella Reyal (Barcelona), Istitutione Harmoniche (Bolonha), Orchestra of The Renaissance (Londres). É fundador e diretor do Ensemble TURICUM de Zurique que se dedica a divulgação do repertório colonial brasileiro na Europa.
Em dezembro de 1990 cantou na Konzerthaus de Viena o papel-título da ópera de Mozart "Ascanio in Alba". Seguiram-se contratos operísticos e concertísticos nos teatros de Ulm, Wuppertal, Biel, Teatro dos Campos Elísios de Paris, Opera de Zurique (Le Grand Macabre, Ligeti), Konzertgebow de Amsterdã, Fundação Gulbenkian de Lisboa, Festivais de Galway e Kilkenny na Irlanda, Victoria Hall de Genebra, Sociedade de Concertos de Varsóvia, Centro Cultural Suíço de Paris, Auditório Nacional de Madrid, Styriart em Graz, St. John's Smith Square Londres, Teatro Amazonas Manaus, Festival de Taegu na Coréia do Sul, Festival Tartu na Estônia, entre outros.
Luiz Alves da Silva é vencedor dos prêmios da Sociedade Migros Suíça, Fundação Ernst Göhner e da bolsa de estudos para jovens talentos líricos do município de Zurique. Paralelamente à sua atividade de divulgação da música colonial brasileira o seu especial interesse pela música contemporânea levou vários compositores a criar obras para o seu registro vocal. Atua como professor de interpretação de música vocal do século XVIII no Conservatório de Zurique e como maestro coral.
Atualmente escreve uma tese de doutorado em Musicologia Histórica na Universidade Nova de Lisboa.
Daniel Schnurrenberger – Estudou piano com Theo Lerch em Zurique assim como Musicologia na Universidade da mesma cidade. Paralelamente à sua atividade como pianista concertista, ele também atua como correpetidor, cantor (barítono) e como maestro coral. Sua eclética paleta de repertório abrange obras e estilos entre Scarlatti e Piazzola, música clássica assim como tango, abrangendo um período histórico que vai do séc. XVIII ao XXI.
Fonte: Assessoría de Imprensa