Maracajá – Em 30 dias de campanha nas comunidades para conscientizar os homens, com idade acima de 40 anos, sobre a importância dos exames preventivos para o combate e diagnóstico precoce de diversas doenças, o diretor de Saúde, Vilmar Leandro, faz um balanço da participação dos homens na iniciativa.
Segundo Leandro, os encontros surpreenderam e superaram as expectativas. “A participação dos homens foi muito grande. Eles tiraram suas dúvidas, participaram de palestras, orientações com médicos, dentista, nutricionista e psicólogo, além de fazer exames e vacinas”, explica.
Em Maracajá, cerca de 800 homens, segundo o IBGE, moram no campo e possuem idade de 40 anos ou mais e destes, 80% vieram buscar orientações na ação que visa a saúde do homem.
Em cada comunidade foi realizada uma tarde de prevenção ao homem e em todas elas o centro comunitário ficou cheio. “O trabalho ainda não terminou, pois os homens estão sendo chamados para fazer no laboratório o exame PSA – Prova do antígeno prostático (próstata) e vão mostrar ao médico”, conta Vilmar.
A ideia do programa, completa Leandro, foi descentralizar e atender nas comunidades. “Foi aprovado e vamos repetir ano que vem”.
Para o diretor de Saúde, as ações de saúde direcionadas ao homem vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução dos altos índices de doenças e mortes na população masculina, uma vez que já foi comprovado por meio de pesquisas que os homens vivem menos e adoecem mais, pois, na maioria das vezes, só recorrem aos serviços de saúde quando a doença já está avançada.
Itaionara Recco
UNOPress