Criciúma – São realizados pela secretaria do sistema da Saúde de Criciúma de 30 a 50 testes de DST/ AIDS, por dia em Criciúma. O exame é oferecido pelo governo municipal de forma gratuita e sigilosa. “Quem quiser fazer o teste, basta ficar quatro horas de jejum e comparecer no AME (Atendimento Multiprofissional Especializado), no centro, ou nos 24 horas da Boa Vista e Próspera, Unidade de Saúde da Santa Luzia e Policlínica do Rio Maina. A pessoa deverá, também, estar portando um documento com foto”, ressalta a aconselhadora do Centro de Testagem e Aconselhamento do AME, Maria das Dores de Campos.
Segundo ela, nas unidades e no AME são realizadas a coleta do sangue, todos os dias, porém nas unidades em dias específicos. “Coletamos amostras do sangue e depois enviamos para o Laboratório Regional que é do Estado e recebemos o resultado após 10 ou 15 dias”, destaca.
Palestra e aconselhamento
Maria ressalta que um diferencial na realização da coleta são as palestras – realizadas no AME – de terça a quinta às oito horas, e segunda e quarta às 13h30min – e o aconselhamento individual que é realizado nas unidades de saúde e, também, no AME.
“Antes de ser realizada a coleta a pessoa assiste a palestra, se estiver no horário, ou então é realizado o aconselhamento individual onde são tiradas todas as dúvidas sobre as DST/ AIDS”, explica Maria. Esse atendimento, afirma, ela, auxilia na hora do resultado. “Se for positivo, devido a esse atendimento, a pessoa saberá como agir e se for negativo, ela mudará seu comportamento, se prevenindo”, informa.
Ela ainda frisa a importância na realização do teste da DST/AIDS. “Quanto mais rápido for descoberta a doença mais tempo o paciente poderá viver com qualidade de vida sem despertar a doença, já que ela pode ficar até 10 anos sem se manifestar”, disse.