O Sistema de Gestão Educacional (SISGESC) da Secretaria de Estado da Educação (SED) está servindo de referência a outros estados. Nesta quinta-feira (09), a diretora de Desenvolvimento Humano, Elizete Mello, recebeu os técnicos da Secretaria da Educação de São Paulo (SEDUC), que vieram conhecer o gerenciamento de informação escolar da rede estadual de ensino.
Segundo Elizete Mello, essa troca de experiências é importante pois mostra que Santa Catarina está no caminho certo. “A visita demonstra o sucesso do programa, que tem servido de modelo para outras Secretarias Estaduais por permitir grande agilidade e transparência na gestão escolar”, afirma.
O software, desenvolvido em parceria com o Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc), é responsável pela informatização da folha de pagamento dos servidores estaduais e lotação de professores, o monitoramento de dados das escolas, como o histórico de notas e transferência dos alunos, das 1350 unidades da rede estadual de ensino.
O chefe de Gabinete da SEDUC, Fernando Padula, destaca que a visita foi muito enriquecedora.“Não precisamos ficar “reinventando a roda” para aperfeiçoar nossa gestão escolar, por isso viemos buscar referências de quem já avançou neste caminho”, ressalta.
SISGESC – O ambiente do SISGESC Web é constituído pelos seguintes elementos: o banco de dados compartilhado; o sistema de informação como ferramenta de apoio à decisão, observando que a tomada de decisão faz parte da tarefa de todos, combinando-se dinâmica e estrategicamente a centralização e a descentralização; a comunicação via Internet, propiciando a participação dos diversos profissionais, estudantes e famílias, permitindo o “feedback” (retroação) rápido e adequado, sem a redundância de dados e fragmentação dos processos.
A solução Web integra a administração das escolas e do ensino por meio da Internet, com custo mínimo, utilizando softwares livres. O sistema agrega opções para gestão estratégica, gestão de conhecimento e educação especial e inclusiva apoiada por uma tecnologia de informação e comunicação. Também dá suporte à informática educativa, à profissionalização de alunos e à
capacitação de professores e de gestores.