Abelardo Luz – A secretaria municipal da Saúde de Abelardo Luz está realizando uma campanha de conscientização sobre a Gripe A. Um grupo de profissionais está entregando material informativo nas unidades de saúde, repartições públicas, escolas, posto de fiscalização e no Terminal Rodoviário “André Luiz de Campos”. A ação busca orientar os moradores e viajantes sobre os cuidados para evitar a nova gripe causada pelo vírus H1N1.
O vírus é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Para prevenir-se a secretaria de Saúde recomenda: ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável; evitar locais com aglomeração de pessoas; evitar o contato direto com pessoas doentes; lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; além de adotar hábitos saudáveis, com alimentação balanceada, ingestão de bastante líquido e prática de atividades físicas.
Os principais sintomas da Influenza A são: febre acima de 39° C, dor de cabeça, calafrios, cansaço, dor de garganta, tosse, muco, dores musculares e ardor nos olhos. Quem apresentar estes sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima e fazer avaliação médica.
Alerta
Em Abelardo Luz, até agora foram registrados quatro casos suspeitos, mas nenhum foi confirmado pela Vigilância Epideomológica. Mesmo assim, o Município está em estado de alerta. Os profissionais da Saúde estão visitando as unidades escolares e repassando informações aos alunos, diretores e professores sobre a doença. Duas professoras grávidas e uma diretora foram dispensadas das atividades e os pais estão sendo orientados a deixar os filhos com resfriado em casa. As aulas na rede municipal de Educação, que reiniciaram nesta semana, devem continuar normalmente, seguindo recomendação da Gerência Regional de Educação (Gered).
si/uno