Florianópolis – Educação Sexual nas Escolas – Eqüidade de gênero, livre orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças é o título do livro organizado pela professora Jimena Furlani, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O livro foi entregue aos integradores regionais do Núcleo de Educação e Prevenção e Educação (NEPRE), durante encontro realizado na Secretaria de Estado da Educação, na semana passada.
Editado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as 36 Gerências Regionais de Educação ganharam quatro exemplares, dos quais dois serão sorteados entre as escolas da rede pública estadual, com exceção da Grande Florianópolis onde professores das 150 escolas receberão o livro. Essa é mais uma ferramenta pedagógica para trabalharmos com os nossos aluno de forma multidisciplinar, comemora a coordenadora do Núcleo da Secretaria, Rosimari Koch.
Produzido em parceria com o Ministério da Educação, a obra reúne textos de cunho teórico e apresenta possibilidades didáticas de uma Educação Sexual para crianças e jovens na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio. Com doze capítulos e ilustrado, o livro traz uma educação voltada à formação de professores e professoras para o reconhecimento e respeito às diferenças, objetivando minimizar desigualdades sociais e preconceitos amparados no machismo, sexismo, racismo e na homofobia.
Para agosto, MEC, UFSC, e Secretaria da Educação estão programando um grande seminário sobre os temas, contando também com a participação das Secretarias de Estado da Saúde e da Segurança Pública. Durante o evento, entre os assuntos mais relevantes, os participantes e as instituições vão discutir alternativas de ampliar o número de unidades escolares beneficiadas com o livro Educação Sexual nas Escolas. Outra meta, é incluir representantes do Conselho Deliberativo e do Grêmio Estudantil nos NEPREs.
NEPRE – Criado pela Secretaria de Estado da Educação, em âmbitos estadual, regional e local, o Núcleo tem como objetivo desenvolver uma nova postura nos educadores e em todos os envolvidos com a comunidade escolar, a partir dos princípios da ética e da moral enquanto fatores que implicam na valorização, formação e qualidade de vida.
Em sala de aula, profissionais da Educação e da Saúde procuram responder as principais dúvidas de jovens sobre a sexualidade, como prevenir doenças sexualmente transmissíveis, HIV, uso de drogas, violência e preservação do meio ambiente.
Fonte:Secretaria de Estado da Educação