domingo, dezembro 22, 2024

Secretaria de Saúde de Joinville redobra atenção contra a Dengue

Joinville – O calor e as chuvas nesta época do ano, aliados aos 80 focos encontrados em 2010, estão preocupando a Secretaria Municipal de Saúde que intensifica neste início de ano o combate à Dengue. O crescimento dos focos do mosquito Aedes Aegypti localizados no ano passado alertaram os agentes de combate à dengue. “É um período de grande atenção e a população precisa ficar atenta e limpar seus recipientes e vasos para não deixar água acumulada”, diz Jeane Vieira, gerente da Vigilância em Saúde.

Em novembro do ano passado, um outro fato chamou a atenção do Programa de Combate à Dengue em Joinville. Um foco foi encontrado em um bromélia. O foco foi localizado no copo da superfície floral, que, quando retém água da chuva, pode se tornar um possível criadouro do mosquito. Uma das maneiras de evitar o acúmulo de água na planta é regá-la regularmente com mangueira. Os agentes também recomendam regar a planta na região da raiz e não no copo da flor. Nos casos em que bromélias e outras plantas tiverem em pratos, o espaço entre o vaso e o prato deve ser preenchido com areia grossa. Isso evita que acumule água parada no prato do vaso.

A Dengue começa a preocupar em Joinville. Embora nenhum caso de contaminação tenha sido registrado na cidade os números mostram um crescimento em pessoas infectadas fora do Estado e o número de focos encontrados pelos agentes. Em 2008, sete pessoas chegaram a Joinville com a doença. Em 2009 foram 33 e em 2010, 20 pessoas contraíram a doenças em outros municípios e foram tratados em Joinville.

A descoberta de focos também vem crescendo. Em 2007 foram 56 focos, 35 em 2008, 43 em 2009 e o ano passado encerrou com 80 focos do mosquito descoberto na cidade.

O que é a Dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Modo de transmissão

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do “mosquito Aedes aegypti” ou Aedes albopictus. (ambos da família dos pernilongos) infectados com o vírus transmissor da doença.

Prevenção

A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.

A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

Sintomas

Febre alta, dor de cabeça, principalmente na região ocular, dores nas articulações, músculos e muito cansaço. Também é comum náuseas, falta de apetite, dor abdominal, podendo até ocorrer diarréia e vermelhidão na pele. Os sintomas aparecem de três a 15 dias após a picada do mosquito infectado.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...