Videira – A Secretaria Municipal de Saúde de Videira se revestiu de rosa para chamar a atenção dos pacientes que visitam o Pame 24 horas, para a necessidade de prevenção do Câncer de Mama e em comemoração ao Outubro Rosa, considerado o mês de conscientização e combate a este tipo de câncer, em vários países. Segundo o secretário de Saúde, Caetano Cardoso, dados do Ministério da Saúde apontam que em 2012, o câncer de mama foi responsável por 14% de todas as mortes por câncer em Videira. “Embora a rede pública de saúde de Videira tenha uma excelente estrutura para atender a saúde preventiva da mulher, oferecendo inclusive exames de mamografia diários, acreditamos que esse índice é alto e pode ser baixado, caso as mulheres se conscientizem e procurem por esses serviços que são gratuitos e podem salvar muitas vidas”, disse o secretário.
Para marcar as ações do Outubro Rosa, durante todo o mês, a Secretaria de Saúde estará decorada com balões cor- de- rosa, no intuito de chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama, bem como para os demais tipos de câncer. Além disso, as equipes de Saúde da Família estão desenvolvendo ações educativas nos bairros, nas empresas e nas escolas e a oferta do exame de mamografia, exames clínico das mamas e coleta de exame preventivo em todas as unidades básicas de saúde e no PAME também estão sendo intensificados;
O secretário diz ainda, que a oferta de exames laboratoriais (PSA) e outros exames complementares, através de convênios com instituições privadas estão sendo intensificados e a Secretaria firmou parcerias com diversas instituições que aderiram ao movimento para chamar a atenção para a prevenção.
O movimento Outubro Rosa
O Outubro Rosa é considerado o mês de conscientização e combate do câncer de mama. Iniciado na década de 1990, nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro. No Brasil, o Outubro Rosa chegou no ano de 2008 por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), prevendo ações durante todo o mês.
O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas. De acordo com dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2010, 12.852 pessoas morreram de câncer de mama, sendo 147 homens e 12.705 mulheres.O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Foto: Secretaria de Saúde
Silvia Palma