Brasília – O secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, afirmou hoje (24) que o governo estadual possui planos de contingência para enfrentar a influenza A (H1N1) – gripe suína. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do governo do estado, a Secretaria de Saúde poderá convocar médicos aposentados, policiais e bombeiros para auxiliar a rede pública fluminense.
O secretário afirmou que o atendimento a pacientes com sintomas da gripe suína, no estado, está sendo acompanhado por uma comissão de profissionais especializados, que poderá instaurar sindicâncias quando houver erros humanos e de processos de atendimento durante as consultas médicas.
Cortes ressaltou ainda que estão sendo montados centros de referência para atendimento de pacientes com suspeita da doença. A partir de segunda-feira (27), também começa a funcionar, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Disque Gripe Suína, para informar a população.
Segundo a nota divulgada pela assessoria de imprensa do governo do estado, Sérgio Cortes deu essas declarações em entrevista a uma emissora de rádio da capital fluminense. O estado do Rio já teve, até o momento, cinco mortes confirmadas por causa da doença.
Vitor Abdala/ABr