Itajaí – Devem ser abertas nas próximas semanas as inscrições para a qualificação de jovens em um dos mais importantes segmentos econômicos do município: a área portuária. As equipes do Instituto de Desenvolvimento e Inovação de Gestão Pública (Indesi), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda (Sedeer) e Fundação de Educação Profissional e Administração Publica de Itajaí (Feapi), estiveram reunidos para tratar de importante assunto referente à qualificação da mão-de-obra local especializada e busca de inclusão social através da empregabilidade.
Na ocasião, foram concluídos os ajustes finais para a implantação do Plano Setorial de Qualificação, o Planseq Portuário, na cidade de Itajaí, que tem por escopo atuar através de articulações entre os diversos atores diretamente envolvidos com a geração de novos postos de trabalho e a inserção daqueles cidadãos, que, estando em idade produtiva, estão fora do mercado de trabalho.
Segundo a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Itajaí, vão ser utilizados recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para a aplicação de mais de 500 horas de treinamento para a qualificação de jovens em diversos setores estratégicos do ambiente portuário, tais como: Conferência de Cargas, Estivagem de Contêineres, Auxiliares de Despacho, Armazenagem de Produtos e Materiais, etc. Ainda segundo ela, o plano contempla também a capacitação de áreas periféricas à atividade portuária, tais como: Administração, Informática e Idiomas, em especial para as línguas inglesa e espanhola.
Para a Secretária, “o entendimento entre a Sedeer, a Feapi e o Indesi será de vital importância para a promoção e o aprimoramento da mão de obra local”. Todos os cursos vão ser disponibilizados gratuitamente e em princípio, as aulas devem ser ministradas nos períodos matutino e vespertino, nas dependências da Feapi, localizada na Rua Tijucas, 511, no Centro.
AI/Redação 24 Horas