terça-feira, fevereiro 4, 2025

Seleção brasileira reconhece a evolução técnica dos adversários nos jogos da Lusofonia

No desembarque da Seleção Brasileira de Futsal, em Lisboa, às 7h (3h de Brasília) desta quarta-feira, dia 8, jogadores e comissão técnica da Seleção Brasileira de Futsal mostraram que o entrosamento que existe dentro das quadras também existe fora delas. A opinião dos atletas e técnicos da equipe, que defendem o título nos II Jogos da Lusofonia, em Portugal, foi unânime: apesar do título ser encarado como uma meta palpável, todos garantem que não será fácil conquistá-lo. Para eles, o nível das seleções internacionais está cada vez mais parelho e a comentada superioridade técnica brasileira cada vez menos folgada. Mesmo após a conquista do título do Grand Prix de Futsal, no último domingo, dia 5, em Goiânia, o discurso adotado pela equipe foi de humildade e respeito aos adversários.

A Seleção Brasileira só estreia na segunda-feira, dia 13, contra Angola, mas a concentração já é total e, apesar das nove horas de vôo, vindo de Brasília, o grupo treina com bola na parte da tarde, às 17h (13h de Brasília), no Pavilhão da Universidade Lusófona. Mesmo liderando um grupo, que apesar de jovem, tem experiência, o técnico Marcos Sorato se previne para não ser surpreendido, por seleções teoricamente mais frágeis. Esta é a primeira vez que Sorato comanda a Seleção fora do Brasil,

"A evolução do futsal em países como Angola e Moçambique, por exemplo, vem chamando a atenção. Vimos bons jogadores angolanos em ação na disputa do Grand Prix. Esse intercâmbio com atletas de outros países em competições no exterior proporciona um crescimento técnico muito grande. Acho que não haverá goleadas como na edição anterior", avalia o treinador brasileiro. Em Macau 2006, a Seleção Brasileira de Futsal entrou para o Livro dos Recordes (Guiness Book) após aplicar a maior goleada da história, no time de Timor Leste (vitória por 76 a 0).

O pivô Valdin, autor de 21 gols na vitória sobre Timor Leste em 2006, acredita que o time da casa e Angola são os principais candidatos ao título, junto com o Brasil. Valdin pensa que os placares elásticos não acontecerão com a mesma frequência em Lisboa 2009. "Queremos ser bicampeões, mas é bom que se diga que as outras seleções melhoraram muito e farão de tudo para dificultar a nossa conquista. O futsal está cada dia mais difícil e nivelado", afirma Valdin.

Em seu retorno à Seleção, André acredita que a torcida exercerá um papel importante para os portugueses. Para ele, jogando em casa, os jovens talentos do time anfitrião têm tudo para fazer uma competição de alto nível. "Acredito no Brasil, mas os portugueses, principalmente, têm bons jogadores também. Já joguei contra equipes portuguesas e eles têm times bem estruturados, que dão boa base para a Seleção. Portugal tem uma das Ligas mais disputadas da Europa, ao lado da Espanha, Rússia e Itália", completa , o jogador de 33 anos.

Bruno Loureiro Barros, o Café, conhece bem a cidade, as quadras e a torcida local. Ele é jogador do Sporting e mora há quase três anos em Portugal. "Dois jogadores que enfrentaremos, o João Matos e o Djo, são meus companheiros de clube, no Sporting. Assim como eles, o time deles tem bons jogadores, e o apoio da torcida. Todos conhecem bem a quadra", adianta Bruno, otimista quanto à Seleção Brasileira. "Nosso principal objetivo é o título e vamos nos dedicar bastante para consegui-lo", avisa o atleta de 24 anos, que reside com a esposa e a filha, em Lisboa.

Para o auxiliar técnico, o ex-jogador Vander Iacovino, é necessário estar concentrado no objetivo para alcançá-lo. Para isso, Vander está sempre conversando, aconselhando e transmitindo ensinamentos aos atletas mais jovens, e aprendendo também. "Esse grupo é muito bom. Já trabalhei com vários deles em clubes. Eles estão sempre querendo aprender, procuram pela informação. Isso é um bom sinal, pois não se aprende só na quadra, fora dela também", ensina Vander. "Estamos a cinco dias do começo da competição e a expectativa é boa. O Brasil sempre entra como favorito nas competições, mas para vencer temos que respeitar todos os adversários", finaliza com sabedoria. Para os atletas, não foi por acaso que a "camisa 12" da Seleção tornou-se uma referência vestida por Vander.

A Seleção Brasileira de Futsal está hospedada no Hotel Vip Art´s, assim como as demais seleções inscritas no torneio de futsal. Além do futsal, o Time Brasil terá representantes em outras seis modalidades: atletismo (57 atletas) basquete (24), judô (14), taekwondo (8), tênis de mesa (8) e vôlei de praia (8).

Nesta quinta-feira, dia 9, as equipes masculina e feminina de basquete (24 atletas ao todo) e a equipe de tênis de mesa (oito atletas) desembarcam em Lisboa, vindas de São Paulo, no vôo TP 196, às 7h (3h no horário de Brasília). No mesmo dia, a maior parte dos 57 atletas do atletismo chega no voo TP 194, às 12h30 (8h30 no horário de Brasília), também vindo de São Paulo.
 
 
Fonte: Assessoría de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades

Homem Casado e Sucesso Financeiro: Qual é a Relação?

A ideia de que homem casado têm mais sucesso...

O Que Darwin e Freud Diriam Sobre Amor e Paixão Hoje?

O amor e a paixão são temas que intrigam...