Itajaí – O comando do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Itajaí, completa nesta segunda-feira (1º/02), 30 dias sem mortes por afogamento nas praias do Litoral Norte, entre Bombinhas e Itapoá. Conforme o comandante Onir Mocellin, o número é resultado do trabalho de prevenção com investimentos feitos pelo Governo do Estado em segurança das 42 praias da região.
Desde o início da Operação Veraneio, em outubro, dez mortes foram registradas e 2500 salvamentos. “Em sete casos os óbitos ocorreram fora do horário de trabalho dos guarda-vidas ou da área de atuação dos militares e civis. Há registro de morte à noite e em costão de pedras, onde é difícil o acesso para resgate”, explica Mocellin.
De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, o número de mortes reduziu consideravelmente nos últimos anos. Na temporada 2007/2008, neste mesmo período, ocorreram 31 óbitos. Em 2008/2009, foram 23 mortes por fogamento. Como comparação, na temporada 1996/97 foram registradas 63 mortes. “Nesta temporada contamos com um terço a mais de guarda-vidas, com reforço de equipamentos e viaturas”, destaca o comandante. Ao todo, 550 guarda-vidas estão à disposição do comando.