Joinville – A partir desta segunda-feira (30) até sexta-feira (4/12), diariamente das 12h às 19 horas, acontece a Semana da Reintegração Social no Presídio Regional de Joinville, localizado na rua Seis de Janeiro, s/nº – Parque Guarani, em Joinville. Serão atendidos 170 presos por dia em que haverá atendimento individualizado de todos os presos desta unidade prisional. O objetivo é de garantir efetividade nos processos de execução penal e avançar nas ações voltadas à ressocialização dos presos.
Este trabalho é destinado a humanizar o sistema prisional, com o atendimento das necessidades básicas dos reclusos, agilização da tramitação dos processos de execução penal e fortalecimento das ações destinadas a ressocialização dos apenados. O atendimento será realizado pelo juiz da 3ª Vara Criminal da Comarca de Joinville, Dr. Sílvio José Franco, por representantes do Ministério Público, assessorias, técnicos judiciários de cartório, diretores, advogados e assessorias dos setores penais das casas prisionais.
Entre as ações a serem desenvolvidas, haverá corte de cabelo aos presos e presas, atendimento médico, odontológico, religioso e psicológico, confecção de carteiras de identidade, realização de exames básicos realizados pela KG Laboratório, além da entrega de kit de higiene (pasta e escova dental, sabonete, desodorante e chinelo) para os detentos do Presídio Regional.
“Nossa intenção é tentar minimizar as mazelas do sistema prisional de Joinville, com o resgate da dignidade humana dos presos, fornecendo-lhes meios para uma adequada ressocialização”, destaca o juiz Sílvio José Franco. Ele acrescenta dizendo que o atendimento básico das necessidades mais elementares dos reclusos contribui para o fortalecimento dos valores ético-sociais e são indispensáveis a uma efetiva reeducação e verdadeira inclusão social. Na Penitenciária Industrial de Joinville, estes trabalhos estão marcados para acontecer entre os dias 9 e 11 de dezembro.
Organizado pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Joinville, o evento conta com a parceria das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville, da Segurança Pública e também da Justiça e Cidadania; Departamento Estadual de Administração Prisional (Deap); Ministério Público Catarinense; Polícias Militar e Civil; empresas da iniciativa privada, Organizações Não-governamentais (ONGs), Conselho da Comunidade e outros.
Fonte: Assessoria de imprensa