Criciúma – Junho é mês no qual o Brasil inteiro volta seu olhar para o Meio Ambiente e em Criciúma não será diferente. De 3 a 8 de junho a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) em parceria com a Prefeitura Municipal realizará intensas atividades focadas na preservação e educação ambiental.
De acordo com o presidente da Famcri, Gelson Fernandes, a semana quer de modo especial chamar a atenção dos criciumenses para a necessidade do cuidado com a natureza. “Nesta semana queremos ressaltar todo o trabalho que realizamos durante o ano inteiro. Precisamos conscientizar os criciumenses para que o meio ambiente seja foco e haja maior cuidado”, destacou Fernandes.
Neste ano a Semana do Meio Ambiente será descentralizada para que toda a cidade possa participar das atividades. A abertura ocorrerá no Parque das Nações, no dia 4 de junho, das 13h30 às 17h30. No local ocorrerão palestras para estudantes, distribuição de cartilhas, de mudas, além de exposições de tendas dos parceiros do evento. Estas atividades também serão realizadas no dia 5 de junho, no bairro Quarta Linha, no dia 6 de junho, no Rio Maina e no dia 7 e 8 de junho, na Praça Nereu Ramos, no centro da cidade.
Além das atividades nos bairros, acontecerão paralelamente na quinta-feira a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, no Bairro da Juventude, das 9 às 17h, o Seminário sobre zona de amortecimento na área de preservação parque Morro do Céu, no Salão Ouro Negro, às 19h e na sexta-feira haverá o Seminário e Debate sobre o carvão, na Praça Nereu Ramos das 8 às 12h.
Mutirões de limpeza marcarão Semana do Meio Ambiente
A Famcri em parceria com a secretaria do sistema de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma realiza durante todos os dias do evento um mutirão de limpeza nos mesmos locais onde acontecerão as atividades. Na tarde de hoje (27) os representantes dos órgãos se reuniram na Prefeitura para tratar da organização desta mobilização.
Prefeito confirmou sua presença durante o evento
O prefeito Márcio Búrigo recebeu na tarde de hoje (27) os representantes da Famcri junto com integrantes da ONG Nossa Rua, da Cáritas Diocesana e do Banco do Brasil, que fazem parte da comissão organizadora da 1ª Conferência Mundial do Meio Ambiente, que ocorrerá durante a semana.
Matheus Reis
UNOPress