Joinville – As comemorações da 14ª Semana Farroupilha de Joinville começam neste sábado (13), promovidas pela Associação Movimento Farroupilha, com apoio da Prefeitura de Joinville. O evento será realizado no Rancho Timbé, a partir das 8h30, e segue até o dia 20 de setembro, data que marcou o início da revolução.
O acampamento Farroupilha, que abre a semana de celebrações, será realizado no Rancho Timbé, com costela de chão para cerca de 500 participantes.
A programação ainda conta com acolhimento da chama crioula, cavalgadas, provas de laços, missa, baile, apresentações artísticas e culturais, além da culinária típica. Na próxima quarta-feira (17), as pessoas que acompanharam a chama crioula receberão homenagem durante sessão na Câmara de Vereadores de Joinville.
De acordo com uma das organizadoras do evento, Gizeli Monique Cizeski, as comemorações farroupilhas são realizadas durante o ano inteiro. “Desde fevereiro são realizadas atividades que antecedem esse evento, como a cavalgada, que foi realizada em julho e arrecadou seis mil quilos de alimentos”, conta. A ação abrange todos os bairros da cidade e beneficia famílias carentes com as doações que são arrecadadas.
A estimativa de público é de 10 mil pessoas durante os oito dias de evento. O encerramento será no Piquete Chaleira Preta, na avenida Santos Dumont, nº 8250, próximo ao aeroporto.
A Semana Farroupilha é realizada anualmente para relembrar a Revolução Farroupilha. O histórico episódio é considerado um marco para estabelecer a identidade regional do Rio Grande do Sul e que também refletiu em Santa Catarina.
Diego Rosa
UNOPress