Itapema – Nos dias 27 e 5 de junho a Prefeitura Municipal de Itapema, junto à Fundação da Área Costeira de Itapema (Faaci) irão distribuir 6 milhões de sementes da Palmeira Juçara pelo município. As sementes, que serão distribuídas através de um avião, já estão prontas para germinar.
A PALMEIRA JUÇARA
Também conhecida por “ripa”, “ripeira”, “palmiteiro”, “jiçara”, “içara”, a Palmeira Juçara (Euterpe edulis Martius), pertence à Família Arecaceae (palmeiras), do gênero Euterpe, de onde pertencem outras espécies, como o açaí da Amazônia.
Atualmente, a utilização da polpa de seus frutos representa uma nova alternativa econômica com grande potencial. É também uma espécie muito importante na floresta, pois seus frutos servem de alimento para vários animais como: sabiá, tucano, anta e cutia.
POLPA DOS FRUTOS
Além de produzir palmito, a palmeira Juçara produz frutos, como a palmeira açaí, que podem ser usados para extrair polpa. A polpa é uma nova alternativa de uso da Juçara, visto que os preços são atrativos e o mercado está em expansão.
Fonte:Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapema