Joinville – O prefeito de Joinville, Carlito Merss, e o vice Ingo Butzke participaram na manhã desta segunda-feira (29/6) do seminário que discute normas disciplinares e a aplicação do Estatuto do Servidor. O encontro, que se repete nesta terça-feira (30/6), no Juarez Machado, reúne os gestores de todas as secretarias, fundações e autarquias municipais. O tema é "O Regime Disciplinar: Desprogramando Velhos Hábitos".
Como servidor público, Carlito lembrou aos participantes do seminário que durante muito tempo houve um movimento de desmanche do serviço público, quando o servidor era o culpado de tudo. Hoje, segundo o prefeito, está situação está sendo alterada, principalmente pelo profissionalismo e a
dedicação do servidor. "Por isto este debate transparente da administração com o servidor e da relação com a comunidade é fundamental".
A secretária de Gestão de Pessoas, Marcia Lacon, comparou o quadro de profissionais da Prefeitura com uma grande orquestra, onde cada músico toca e afina o seu instrumento. Lembrou que a observarção das normais e procedimentos disciplinares vai permitir uma harmonia.
"Temos de separar o joio do trigo. Qualificar cada vez mais aqueles que merecem e apontar uma correção do caminho para aqueles que não estão afinados com o que é uma administração municipal", observou a secretária .
No encontro desta segunda-feira estiveram presentes secretários, diretores, gerentes, supervisores, coordenadores, cargos de função gratifica e representantes de Núcleos de Gestão de Pessoas das secretarias de Educação, Saúde, Regionais e Hospital Municipal São José. Nesta terça-feira será a vez de gestores das demais secretarias,do Gabinete do Prefeito, do Vice, da AMAE (Agência Municipal de Regulação dos Sérvios de Água e Esgotos), da Companhia de Águas, da Conurb e das Fundações
Municipais.
Programação
Painel 1 – 8 às 9h30
Inovações do Regime Disciplinar dos Servidores Públicos. Infração disciplinar x reprovação no estágio probatório. Indício de infração disciplinar: O dever de investigar.
Palestrante: Nivia Simas, procuradora do Município que atua na análise das sindicâncias e procedimentos administrativos disciplinares e demais áreas relativas aos direitos e deveres dos servidores.
Painel 2 – 9h45 às 11 horas
Sindicância e processo administrativo disciplinar x santa inquisição. Área de Procedimento Administrativo Disciplinar: Desvendando o mistério. Chefia imediata, a maior aliada no cumprimento do Estatuto.
Palestrantes: 1) Neide Lúcia Rosa, professora do Município que atua na Área de Procedimento Administrativo Disciplinar como presidente da comissão; 2) Jorge Borba, auxiliar de enfermagem do Hospital São José e membro da Comissão Disciplinar.
Painel 3 – 11 às 11h45
Princípio da eficiência x dignidade da pessoa humana.
Palestrantes: Nivia Simas, Neide Lúcia e Jorge Borba.
Fonte: Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)