Itapema – Depois de três dias de encontros, debates e exposições de novas experiências entre uma centena de municípios brasileiros que estão representados no Seminário Nacional de Urbanismo, Paisagismo e Arborização Urbana que acontece em Copacabana, no Rio de Janeiro, o Parque Calçadão de Itapema é reconhecido como uma obra pública que privilegia a vida e de respeito ao meio ambiente.
Durante o evento o prefeito Sabino Bussanello foi condecorado com a Medalha de Destaque Nacional em planejamento urbanístico e paisagístico e aproveitou sua participação para apresentar aos demais prefeitos a obra do Parque construído à beira mar de Meia Praia e que deve ser estendido para o centro da cidade.
Na apresentação o prefeito explicou que a obra atendeu a decisão de 96% da comunidade que, em audiência pública, optou pelo calçadão ao invés da c onstrução de uma via para automóveis. O prefeito também destacou o mobiliário urbano que compõe o Calçadão que se utiliza de materiais reciclados e ecologicamente corretos para compor um belo cenário à beira mar e que hoje já encanta quem por ele passa. Aproveitando a oportunidade Bussanello também falou sobre o projeto “Cidade Verde” iniciado há um ano com o objetivo de promover a arborização no centro e nos bairros de Itapema. Em quatro anos a meta do Governo é plantar 100 mil mudas de árvores.
Autoridades de todo o país participaram do evento e durante os três dias trocaram experiências sobre as ações inovadoras que privilegiam a vida e o meio ambiente. Os Secretários Municipais Carlos Santi – da Gestão Urbana – e Francisco de Assis Nunes – do Turismo e do Desenvolvimento Econômico – acompanharam o prefeito. “Neste encontro podemos notar que existem lideranças e governos verdadeiramente comprometidos com a preservação de todo tipo de vida e isso nos faz acreditar que ainda podemos construir um mundo novo, muito mais preocupado com as questões ambientais”, salientou o prefeito itapemense.
Fonte:Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapema