Videira – O prefeito interino de Videira, Lourenço Becker participou do Seminário Regional sobre Gestão de Risco e Desastre – Prevenção Para Um Futuro Melhor, que está acontecendo durante todo o dia no auditório da Câmara de Vereadores de Videira. O encontro está reunindo 25 municípios integrantes da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) e da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc). “Queremos enaltecer a a iniciativa de reunir autoridades civis, Bombeiros e Polícia Militar para discutir um assunto tão importante quanto os serviços e ações da Defesa Civil. Temos certeza, que dessa forma, nossa comunidade estará mais segura em casos onde ocorram desastres e o poder público precise agir com rapidez e eficiência”, disse Becker ao dar as boas vindas aos participantes do Seminário.
O Seminário Regional sobre Gestão de Risco e Desastre – Prevenção Para Um Futuro Melhor está percorrendo todo o estado em um total de 12 encontros. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Defesa Civil e Federação dos Municípios Catarinense (Fecam), através da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem) com o objetivo de sensibilizar gestores públicos, profissionais da defesa civil e áreas afins, sobre a gestão de risco e desastre, para melhorar as ações que minimizem os efeitos adversos de desastres. A inciativa está sendo acompanhada pelo secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, que destacou que Santa Catarina é o único com defesa civil em todos os municípios e um terço deles com equipes preparadas para atender à população em desastres.
Ainda no evento, cada município recebeu um kit com microcomputador, impressora, televisor e GPS – Sistema Global de Posicionamento, para interligar o município ao Centro de Monitoramento e Alerta do Estado. Também foram entregues câmeras fotográficas, trenas, capas de chuva e pranchetas para auxiliar na identificação e mapeamento de áreas de risco. Os participantes do seminário também receberam uma bolsa de sarja da Defesa Civil do Estado, contendo diversas cartilhas, entre elas a que enfatiza a importância da criação e estruturação da defesa civil nos municípios, a gestão de desastres, e, sobre procedimentos administrativos e jurídicos em defesa civil, além de bloco de notas, caneta e um botton. Os participantes receberão certificado de participação emitido pela Secretaria de Estado da Educação.
O Seminário também foi acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Regional de Videira, Evandro Colle, pelo presidente da AMARP – Emerson Zanella e pelo coordenador da defesa Civil de Videira, Dinilso gaio.
Silvia Palma
UNOPress