Joinville – A Prefeitura Municipal de Joinville e a Fundação Cultural de Joinville (FCJ) entregaram nesta quarta-feira (01/07) os recursos do Edital de Apoio à Cultura 2009 do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC). A cerimônia de entrega dos cheques aos contemplados foi realizada na sala do colegiado da Prefeitura Municipal de Joinville às 10 horas.
O valor total do recurso distribuído foi de R$ 830 mil entre 64 projetos. No Edital 2009 foram inscritos 175 projetos divididos em 15 modalidades, sendo artes visuais e fotografia, audiovisual, canto coral, circo, cultura popular, dança, edição de livro de ficção e não ficção, hip hop, música erudita e popular e teatro. Este ano, o edital integrou três novas categorias: diversidade cultural, patrimônio cultural e pesquisa em cultura.
Para o escritor Rubens da Cunha o Edital é fundamental para o desenvolvimento das artes em Joinville. "Fiquei muito feliz de ver que o Edital deste ano trouxe novas pessoas e novos grupos à cena artística e isso é importante para uma renovação estimulando novos produtores", declarou. Para Valmir Neitsch, o Capim, contemplado na modalidade Diversidade com o projeto "Oficina de Teatro para Pessoas com Deficiência Física", a criação da modalidade é um avanço para Joinville. "Vai atender diretamente 25 pessoas, sendo 12 cadeirantes. É fundamental para a manutenção do grupo da Associação dos Deficientes Físicos de Joinville", destacou. Capim aproveitou também para convidar a comunidade para o fechamento do projeto em 2009 – será no dia 15 de dezembro, às 20horas, no Teatro Juarez Machado. "Todo o grupo está muito feliz", reafirmou.
Para o Prefeito Carlito Merss o SIMDEC é uma iniciativa já consolidada em Joinville e que distribui recursos para as artes de modo democrático, abrindo espaço para todos. Para o Presidente da FCJ, SIlvestre Ferreira, um dos pontos que contribuiu para que projetos de grupos novos fossem aceitos pelo Edital foram as oficinas de elaboração de projetos ministrada pela FCJ. "Nelas participaram mais de 240 pessoas e isso é muito importante para Joinville pois auxilia os produtores na busca de recursos locais e também de outras esferas como a estadual e a federal. Um dos principais papéis da FCJ este ano é o da formação", disse.
Fonte : Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)