Florianópolis – Os eleitores catarinenses alteraram em 37,5% a futura composição da Assembleia Legislativa em relação às eleições de 2006. Mesmo com a renovação, o resultado das urnas manteve o equilíbrio de forças partidárias na Casa Legislativa (confira abaixo). A bancada de apoio ao futuro governo do Estado, integrada por candidatos do PMDB, PSDB, DEM e PTB – quatro dos oito partidos da coligação As Pessoas em Primeiro Lugar – conquistou 24 vagas, mantendo número semelhante ao da legislatura anterior. Com isso, o governador eleito, Raimundo Colombo (DEM), deve inaugurar sua administração contando com o apoio da maioria absoluta dos parlamentares.
Em relação às eleições de 2006, PMDB, DEM, PT tiveram pequenas mudanças em suas bancadas. Os peemedebistas passaram de 11 para 10 deputados. Os democratas saltaram de seis para sete. O Partido dos Trabalhadores ampliou de seis para sete assentos. O Partido Progressista e o PSDB mantiveram seis parlamentares cada uma. O PCdoB, que não tinha representação, ganhou um assento. O PDT, por sua vez, que conquistou duas cadeiras em 2006, perdeu uma neste pleito. O PTB e o PPS permanecem cada qual com um deputado e o PRB perdeu sua representação.
Campeões de voto
No ranking dos eleitos, o primeiro lugar ficou com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (DEM), que contabilizou 65.551, sendo seguido pelos também deputados estaduais Cesar Souza Júnior (DEM) com 63.723 e Valdir Cobalchini (PMDB) com 62.465. Já a bancada feminina, que na atual legislatura tem três parlamentares, ganhou mais uma representante, e passará a ser integrada na futura legislatura pelas deputadas Ana Paula Lima (PT) e Ada Faraco De Luca (PMDB), pela atual suplente Angela Albino (PCdoB); e ganhará ainda a professora e duas vezes vereadora de Chapecó, Luciana Carminatti (PT).
Os catarinenses também deram seu aval a deputados suplentes que se efetivaram no Parlamento nos últimos anos. Esse foi o caso de Cobalchini, Serafin Venzon (PSDB), Elizeu Mattos (PMDB) e Lício Mauro da Silveira (PP). Alguns suplentes que ocuparam interinamente cadeiras no Parlamento também foram aprovados pelos eleitores, como Angela Albino e Carlos Chiodini (PMDB). (Sandra Annuseck)
NOVA COMPOSIÇÃO DAS BANCADAS
Fevereiro de 2011 a janeiro de 2015
PMDB – 10
Ada Faraco De Luca
Aldo Schneider
Antonio Aguiar
Carlos Chiodini
Elizeu Matos
Manoel Mota
Moacir Sopelsa
Renato Hinnig
Romildo Titon
Valdir Cobalchini
DEM – 07
Cesar Souza Júnior
Darci de Matos
Gelson Merisio
Ismael dos Santos
Jean Kuhlmann
Jorge Teixeira
José Nei Ascari
PT – 07
Ana Paula Lima
Dirceu Dresch
Jailson Lima
Luciane Carminatti
Neodi Saretta
Padre Pedro Baldissera
Volnei Morastoni
PSDB – 06
Dado Cherem
Dóia
Gilmar Knaesel
Marcos Vieira
Nilson Gonçalves
Serafin Venzon
PP – 06
Joares Ponticeli
Kennedy Nunes
Lício Mauro da Silveira
Sílvio Dreveck
Valmir Comin
Zé Milton
PTB – 01
Narcizo Parisotto
PCdoB – 01
Angela Albino
PDT – 01
Sargento Amauri Soares
PPS – 01
Altair Guidi