Florianópolis – O diretor geral da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina (SAR), Airton Spies; o gerente técnico do Programa SC-Rural, Osmar Luiz Trombetta; e a técnica do Centro de Socioeconômica e Planejamento Agrícola da Epagri, Janice Reiter, participam do Seminário ?Avaliação de Impactos de Projetos de Desenvolvimento e Adaptações da Agricultura ao Desenvolvimento Local? organizado pelo Banco Mundial (BIRD). Participam do evento 200 técnicos convidados de mais de 35 países onde o BIRD apóia projetos de desenvolvimento. O seminário que está sendo realizado em Dakar, Senegal, acontece de 26 a 29 de abril de 2011.
Segundo Spies, para Santa Catarina o seminário é de grande importância para a estruturação do processo de monitoramento e avaliação de resultados e impactos. ?A precisa avaliação destes impactos baseados em evidências claras e mensurados por meio de monitoramento é fundamental para a melhoria da tomada de decisão nos projetos, pois sem controle, não há gestão? afirma o diretor geral.
A equipe de Santa Catarina apresentou a proposta de monitoramento e avaliação do Programa SC-Rural e recebeu importantes contribuições dos especialistas do BIRD e das delegações de outros países para a melhoria do processo.
O Programa SC-Rural vai aplicar 189 milhões de dólares no meio rural catarinense, entre 2011 a 2016, com o objetivo de melhorar a competitividade das propriedades rurais e dos seus empreendimentos, para garantir mais acesso a mercados, renda e qualidade de vida às famílias. O programa é coordenado pela SAR e executado com a participação de seis Instituições do governo do Estado, o que torna o processo de monitoramento e avaliação de resultados mais complexo, porém fundamental para a gestão e para o sucesso.