Jaraguá do Sul – A prefeita Cecília Konell, o promotor público do Meio Ambiente, Alexandre Schmidt dos Santos, representantes da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) e técnicos de vários órgãos da administração municipal participaram na tarde desta terça-feira (29), na Sala de Reuniões da Prefeitura, de uma reunião com técnicos da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj). No encontro, os servidores da vizinha cidade falaram da criação, trabalhos técnicos, atribuições e estrutura da fundação criada em janeiro de 1991.
Entre os assuntos explanados na reunião esteve a mobilidade urbana, plano diretor, pesquisa, documentação, projetos arquitetônicos e urbanísticos, restauração de praças e edificações históricas, ferramentas usadas para trabalhos de geoprocessamento de áreas urbana e rural, eixo ecológico, parques, paisagismo, plano cicloviário, entre outros assuntos que envolvem o desenvolvimento de um município.
“Importante a visita dos técnicos do Ippuj, pois estamos buscando a implantação de um instituto também em Jaraguá do Sul para centralizar informações, projetar e planejar o município. As atividades diárias da Prefeitura impedem que se pense a cidade a longo e a médio prazo”, explica Santos. “O Ippuj começou há 20 anos com apenas oito pessoas e foi crescendo com a experiência adquirida pelos seus servidores. Formar técnicos, uma equipe pensante, já é um grande avanço. É importante que o instituto esteja interligado com os vários setores da administração pública”, ressalta a gerente da unidade de Pesquisa e Documentação do Ippuj, arquiteta Nilzete Farias Hoenicke. Além dela, representaram o instituto os arquitetos Gilberto Lessa dos Santos (gerente da unidade de Planejamento), Murilo Teixeira Carvalho e Jizelle Caroline do Nascimento (coordenadora da área de Geoprocessamento).
Altamir Ricardo
UNOPress