Criciúma – Técnicos e atletas da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma receberam uma série de homenagens por suas conquistas do ano de 2015. A noite, intitulada “Criciúma, cidade de campeões”, é uma iniciativa da Prefeitura de Criciúma, via FME para reconhecer aqueles que se dedicaram ao máximo, conquistando convocações para as seleções brasileiras.
“Essa noite é algo que nós já vínhamos planejando há algum tempo e agora finalmente vamos implantar no nosso calendário anual da FME. É um evento que tem o objetivo de reconhecer os esforços de técnicos e atletas que treinam e competem o ano todo em busca dos melhores resultados e acabam contemplando Criciúma com títulos importantes, que ficam registrados em nossa história esportiva”, explica Renato Valvassori, presidente da FME de Criciúma.
O evento totalizou 18 homenagens para técnicos e atletas. “A convocação para a seleção é uma oportunidade única para o atleta, se você não tem um bom desempenho em uma primeira convocação, dificilmente será convocado outra vez. Então, tanto o técnico como o atleta precisam trabalhar essa pressão que é ser convocado para que todo o treinamento e a técnica não se percam na hora da disputa por um nervosismo que pode, sim, acometer o atleta”, fala o técnico do tênis de mesa e homenageado, Alexandre Ghizi.
Além das homenagens pelas convocações para as seleções nacionais, a FME entregou placas homenageando algumas revelações do esporte criciumense. “Hoje é um dia muito especial para mim, sinto que todo o meu esforço é reconhecido. Eu amo o meu esporte, que é a ginástica artística, e acredito que realmente é preciso ser apaixonado, porque a dedicação é intensa nos treinos e campeonatos. Quando estou treinando, mas principalmente quando vou competir, procuro me concentrar e ficar calma, tendo a certeza de que estou fazendo aquilo que mais amo. Esse prêmio concretiza mais um ano positivo e me motiva em busca de mais medalhas e troféus”, comenta Sabrina Eduarda Loureiro Dias, atleta homenageada da ginástica artística.
O prefeito Márcio Búrigo também foi homenageado com a placa “Amigo do Esporte”. “O esporte é um dos caminhos que mais tiram nossas crianças e jovens de vidas voltadas às drogas e à violência, por isso nós não deixamos de investir no esporte, mesmo em tempos de crise, principalmente nos projetos que envolvem as crianças, como é o caso do Cidade em Ação, que tem núcleos de escolinhas de várias modalidades espalhados pelos bairros de Criciúma. Junto à educação, o esporte muda a vida das futuras gerações e eu me sinto muito honrado em receber esse reconhecimento. Que em 2016 nós possamos investir ainda mais no esporte e conquistar muitos outros troféus, medalhas e orgulhos para a cidade”, afirma o prefeito.
Confira todos homenageados do “Criciúma, cidade de campeões”:
Alexandre Medeiros Ghizi – técnico tênis de mesa
Jean Carlos de Oliveira Padilha – atleta tênis de mesa
Ramon Colombo da Silva – atleta tênis de mesa
Conrado Contessi – atleta tênis de mesa
Felipe Figueiredo Formentim – atleta tênis de mesa
Henrique Avancini – atleta ciclismo
Guilherme Ribeiro – atleta ciclismo
Victor Hugo Kurtz – atleta ciclismo
Erick Eduardo Brusque – atleta ciclismo
Luana Scaini Minotto – técnica basquete feminino
Emanuelly de Oliveira – atleta basquete
Ariane Alves – atleta caratê
Caroline Silveira de Matos – atleta futsal
Kemelli Firmino Trugilho – atleta futsal
Pedro Umbelina Alves – atleta handebol
Sabrina Eduardo Loureiro Elias – atleta ginástica artística
Julia Martins – atleta ginástica rítmica
Leonardo Schiling – atleta natação
Foto © Carlos Taranto
Susane Meireles