Balneário Camboriú – Sensibilizar governantes e administradores municipais para que os municípios catarinenses promovam o desenvolvimento do turismo de forma planejada e sustentável é o principal recado que está sendo repassado aos cerca de 150 participantes do 2ª Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal, que acontece nos dias 22 e 23 de setembro no hotel Rieger, em Balneário Camboriú. O encontro, promovido pela Fecam – Federação Catarinense dos Municípios, em parceria com o Governo do Estado e realizado pela primeira vez em 2007, procura estimular os coordenadores das pastas de turismo das cidades catarinenses ao envolvimento da comunidade para o crescimento do turismo, dentro de uma gestão e promoção compatíveis com o potencial turístico das regiões de Santa Catarina, mas que ao mesmo tempo se desenvolva a conservação dos recursos naturais.
Segundo explica a assessora de turismo da Fecam, Raquel Rodrigues, esta segunda edição do evento está seguindo os parâmetros da primeira promoção. “Logicamente que nesses dois anos houve desenvolvimento do turismo em todo o Estado, mas é necessário reforçarmos a questão da sensibilidade e da motivação, para que o setor possa seguir em frente de forma estruturada”, analisou Raquel. A Fecam é composta de 20 associações de municípios, que englobam todas as 293 cidades catarinenses. A entidade promove o evento, em um momento em que o Ministério do Turismo potencializa o setor em todo o País e, de forma especial, o Estado de Santa Catarina, porque reconhece que todas as regiões catarinenses são de grande importância e competitividade para o cenário turístico nacional e internacional.
“Queremos que as pessoas entendam, que é preciso lutar pelos nossos interesses de forma inversa. Ou seja, para que não tenhamos que sempre receber as informações e agir de cima para baixo”. Raquel explica que os municípios podem e devem se fazer ouvir perante os órgãos que estão no topo das decisões, e que também podem e devem procurar o desenvolvimento do turismo de forma integrada aos outros municípios do Estado.
O seminário da Fecam terá, ao todo, 11 palestrantes. Os temas desta terça-feira envolveram a integração regional como ferramenta de promoção; o Programa de Regionalização do Turismo; o Desenvolvimento do Turismo Regional – Instâncias de Governança e Destinos Indutores e dentro desse item também o Papel dos Setores Privado, Público e o Terceiro Setor; o Turismo de Base Comunitária; Turismo e Patrimônio; Turismo como Estratégia de Conservação Ambiental e Turismo Rural na Agricultura Familiar: desafios do marco regulatório.
Amanhã, os temas que comporão o encontro serão: Marketing Turístico; Rede Catarinense de Informações Municipais – RedeCIM – Ferramenta de Promoção Regional; Cooperação e Competição como Estratégia para o Desenvolvimento Regional do Turismo e ainda o tema Captação e Articulação de Recursos. Entre os palestrantes, o secretário estadual de Turismo, Gilmar Knaesel e o presidente da Santur, Valdir Walendowsky. Para o secretário de Turismo e Desenvolviomento Econômico de Balneário Camboriú, o vice-prefeito Cláudio Fernando Dalvesco, o evento vem de encontro às necessidades de se realizarem trocas de informações, para que a população saiba como participar do processo de desenvolvimento turístico planejado e sustentável.
"Eu sempre digo que o turismo só pode acontecer se houver principalmente uma base de trabalho sobre alguns pilares: na conservação ambiental e na sustentabilidade através do respeito aos moradores, cultivando história, símbolos e tradições e também respeitando a produção, a distribuição e o consumo de nossas riquezas, gerando emprego e renda para nossas famílias, e esse encontro traz muitas reflexões e sensibilização para estes temas", confere o vice-prefeito que participou da abertura do encontro nesta terça-feira. O 2º Seminário de Desenvolvimento Turístico Municipal é promovido pela Fecam, em parceria com as associações de municípios e realizado pela Escola de Gestão Pública Municipal – Egem.
Fonte: Assessoría de Imprensa