A frente fria que trouxe diversos estragos ao Rio Grande do Sul no último fim de semana avança bem mais fraca pelo Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul e neste início de segunda-feira observam-se mais nuvens que chuva nesses Estados. No Rio Grande do Sul, além da presença de uma massa de ar polar, que derrubou a temperatura, um ciclone extratropical provoca chuvas fracas.
Já na maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste, a massa de ar tropical quente e seca deixo o tempo aberto neste início de semana. No Nordeste, áreas de instabilidade provocam chuvas isoladas e nebulosidade no Ceará, Piauí e leste da Região. No Norte do país também chove de forma isolada no Amazonas, Roraima, norte do Pará e norte do Amapá.
Próximos dias
De acordo com os meteorologistas da Somar, a semana segue com tempo seco em boa parte do país. A frente fria não consegue organizar nuvens carregadas e chove fraco apenas no nordeste do Rio Grande do Sul, sul de Santa Catarina, nordeste de São Paulo, Rio de Janeiro e centro e sul de Minas Gerais.
“O maior destaque desta semana é o acentuado declínio da temperatura, depois dos dias mais quentes do inverno no Sudeste e Centro-Oeste”, afirma o meteorologista Celso Oliveira. Esperam-se geadas no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul do Paraná. A temperatura máxima prevista é de 24°C no sul e leste de São Paulo e no sul de Minas Gerais e 27°C no sul de Mato Grosso do Sul.
Mais ao norte do país, áreas de instabilidade provocam chuvas generalizadas e com baixo acumulado no centro e norte do Espírito Santo, para boa parte do leste do Nordeste, norte do Maranhão e ao norte e oeste da Região Norte.