Videira – O Núcleo de Música da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Videira inicia no dia 14 de agosto, a temporada 2009 de concertos.
O evento que, abre oficialmente as atividades musicais no município, será marcado pela apresentação do Concerto Violoncelistas Compositores – Duo Sul Cello, com o videirense Anderson Fiorelli e Marlise Goidanich.
O espetáculo acontecerá na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, localizada no Bairro Floresta, a partir das 20 horas e a entrada é franca. “Será uma oportunidade ímpar para prestigiarmos a boa música de artistas que se especializaram e se apresentam por toda a Europa. Além disso, é um orgulho para Videira, porque o Anderson Fiorelli é videirense e iniciou a carreira musical aqui”, aponta o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt.
A gerente do Núcleo de Música da Secretaria de Turismo e Cultura – Wladmar Goldbach, explica que a proposta do Concerto é mostrar a mudança do gosto musical através de cem anos de composições de violoncelistas virtuoses. Como nesse período o violoncelo sofreu várias transformações, passando de instrumento de acompanhamento a instrumento solista, os músicos irão executar o repertório com instrumentos montados de acordo com o uso da época, buscando a sonoridade mais apropriada para este estilo.
No programa de apresentação estão os compositores italianos Salvatore Lanzetti e Luigi Boccherini, além de Anton Kraft da Boêmia e Auguste Franchomme da França. O evento tem o apoio cultural da Associação Suíça em prol do Conservatório de Música de Videira, Associação Videira Música Viva, Associação Videirense para Educação do Talento e Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – Comunidade de Videira. “Toda a comunidade está convidada para o Concerto. Como já dissemos, a apresentação acontecerá na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, devido a acústica especializada,e a entrada é gratuita”.
OS MÚSICOS
ANDERSON FIORELLI
O violoncelista Anderson Fiorelli iniciou seus estudos aos 14 anos na Escola de Música de Videira. Concluiu sua graduação na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e recebeu o Diploma de Concertista da Zürcher Hochschule der Künste em Zurique-Suiça. Atualmente especializa-se em violoncelo barroco na “Accademia Internazionale della Musica” em Milão-Itália.
Foi premiado no Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil em Piracicaba (SP). Recebeu bolsas de estudos da Fundação Ernst Widmer ( Aarau-Suiça ) e do Rahn Kulturfonds ( Zurique-Suiça ). Integrou a Orquestra Sinfônica do Paraná e a Orquestra de Câmara da Puc-Paraná. Colaborou com a Nova Camerata da UFPR, Entrecompositores, Camerata Antiqua de Curitiba. Ainda no Brasil solou à frente das orquestras Filarmônica da EMBAP, Orquestra Filarmônica da UFPR e Orquestra Filarmônica Mahle.
Participa de concertos, festivais e gravações por toda a Europa com os grupos: Ensemble Turicum (Suiça), Ensemble Explorations ( Bélgica ), Kammersolisten Zug, Studiobühne der Oper Zürich. Com a peça de teatro “Die verlorene Kunst” do diretor Thom Luz participa em 2009 de espetáculos na Suiça e Alemanha.
Anderson Fiorelli apóia um importante Projeto social do Conservatório de Música de Videira, sua cidade natal, a qual oferece o estudo de música totalmente gratuito a crianças e jovens carentes.
MARLISE GOIDANICH
Marlise é formada em Educação Artística pela UFRGS. Concluiu o bacharelado em violoncelo na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Diplomou-se em violoncelo barroco na “Accademia Internazionale della Musica” ( Milão- Itália ) com a nota máxima. Atualmente especializa-se em violoncelo barroco no Conservatório de Novara na classe de Gaetano Nasillo.
Recebeu diversas bolsas de estudo: Fondazione Marco Fodella, ” Orchestra barocca dell’ Accademia Internazionale della Musica di Milano” e da orquestra “Accademia Montis Regalis di Mondovì”- Itália. De 1990 a 1998 foi integrante do “Conjunto de Câmara de Porto Alegre”. No Brasil foi spalla dos violoncelos da Orquestra de Câmara da PUC-PR, integrou a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Orquestra Solistas do Paraná, Orquestra Solistas de Londrina. Colaborou com a Orquestra Sinfônica do Paraná, Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Atuou como solista à frente da Orquestra Filarmônica da EMBAP e da “Orchestra Barocca dell´Accademia Internazionale della Musica”.
Se apresenta regularmente com inúmeros grupos e orquestras na Europa. Dentre os quais “Ensemble Turicum” (Zurique), “Ensemble Alea Musica” (Basiléia), “Accademia Litta”, “Ensemble Pian&Forte”, “Musica Rara”, “Ensemble Estro Cromatico” em Milão, “Concerto de' Cavalieri” (Roma), “Concento Ecclesiastico” (Genova).