Blumenau – A Fundação Cultural de Blumenau e os grupos de teatro da cidade apresentam o espetáculo Fãs, na Temporada Blumenauense de Teatro. A peça é do argentino Alfredo Megna, com direção de Pita Belli, e conta a história de três jovens que ao descobrirem que seu ídolo vai casar, resolvem salvá-lo das mãos da modelo de plástico que, supostamente, deu o golpe da barriga.
O espetáculo é recomendado para maiores de 14 anos e será apresentado de quarta a domingo, às 20 horas, no Auditório Carlos Jardim, da Fundação Cultural de Blumenau. Excepcionalmente no sábado, 13, o espetáculo será encenado às 21 horas. Ingressos com o Grupo Fãs ou no local, a R$ 10 inteira e R$ 5 meia-entrada. Informações sobre a Temporada de Teatro são possíveis pelo telefone 3326 6873.
O Grupo Fãs de Teatro surgiu da necessidade de atores-alunos da Especialização em Encenação Teatral da Universidade Regional de Blumenau darem prosseguimento aos estudos e à prática da representação na área da comédia. Os alunos foram integrantes do Grupo Teatral Phoenix, projeto de extensão da FURB, onde haviam iniciado a pesquisa na área do clown.
A partir dessas premissas e da necessidade de aprofundamento das pesquisas na área da atuação sob a luz da técnica clown, e, ao perceberem o grande grau de comunicabilidade que existe entre o clown e sua plateia, optaram por dar um novo passo com a montagem de um texto que, em princípio, não foi escrito para ser montado dentro dessa linguagem.
A proposta da montagem de um texto tradicional com base nas premissas do clown, advém do fato de que, durante o trabalho de treinamento como participantes do Grupo Phoenix, aconteceram diversos momentos em que a dimensão trágica do humano emergiu significativamente, principalmente se considerarmos que o clown é aquele que fracassa em suas investidas, evidenciando a tragicidade de seu destino.
Fãs, conta a história das jovens Carmin, Celeste e Lilá que, ao descobrirem que seu ídolo vai casar, resolvem salvá-lo das mãos da modelo de plástico que, supostamente, deu o golpe da barriga. A solução encontrada pelas três é a de raptá-lo. Do momento em que decidem fazê-lo até o final da peça, passam por diversas situações inusitadas, engraçadas, dramáticas e mesmo trágicas. A história é vivida pelas atrizes Anelise Kunz, Natália Curioletti e Tharita Tiago.
Além das atrizes que estarão em cena em Fãs, o grupo é formado por Aline Appi, Liziane Largura, Carol Borba e Pita Belli. Para a montagem do espetáculo o grupo conta com uma equipe de profissionais especialmente convidados. O cenário e os figurinos são criação de Adriana Salema e a direção musical e composição de trilha sonora estão sob a batuta de André Ricardo de Souza. Os adereços são de Deda Silveira. As atrizes contaram com a colaboração de Natássia Duarte Garcia na preparação corporal, durante o processo de ensaios.
Marilí Martendal
UNOPress