Barra Velha – A Diretoria de Trânsito da Prefeitura de Barra Velha reúne-se amanhã (dia 15 de outubro) para discutir com o comércio local as propostas de alteração do trânsito nas ruas centrais do balneário durante a temporada de verão 2009/2010. A reunião acontece na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas, a partir das 19h, com a presença do diretor Josué Cesário da Luz, que vai comentar os pontos principais do projeto de sinalização e alteração do sistema viário desenvolvido pela Prefeitura.
A princípio, a intenção do prefeito Samir Mattar (PMDB) é instalar pontos de mão única em vários trechos de ruas centrais, como Bernardo Aguiar, Humberto Pimentel, Paraná, além das avenidas Santa Catarina e Beira-Mar. Também serão detalhadas as alterações de pontos de estacionamento. Segundo Cesário, a partir desta semana, a Diretoria de Trânsito se concentra na instalação da nova sinalização, a partir das orientações e contribuições do comércio lojista. Já está em andamento a licitação para a compra de novas placas que serão implantadas ao longo destas ruas principais.
“Os motoristas e pedestres podem ficar despreocupados, assim como nossos turistas e veranistas”, adianta Cesário. “A intenção é desenvolver um sistema de trânsito simplificado, que evite congestionamentos, e que seja alvo da participação do comércio e quem mais queira participar do encontro”, acrescenta. Cesário observa que já fez um levantamento das necessidades e fluxo nas vias principais, e agora, é hora de ouvir autoridades e comunidade. Os recursos para as alterações virão do convênio de trânsito firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado.
Cesário observa que 104 novas placas serão necessárias para todas as alterações propostas, entre placas de sentido proibido, estacionamento proibido, embarque e desembarque, “pare” e outras. A Diretoria de Trânsito apresentará amanhã à CDL todos os croquis das alterações propostas – entre elas, a implantação de mão única na avenida Santa Catarina, do trecho que vai da rotatória até a Praça Lauro Carneiro de Loyola, além da planilha de custos destes serviços.
Fonte: Josué Cesário da Luz