quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Temporais deixam 59 famílias desabrigadas no RS

As chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul no último fim de semana deixaram 59 famílias desabrigadas, segundo a Defesa Civil do Estado. De acordo com o órgão, vários municípios tiveram problemas como alagamentos e queda de árvores, mas a situação mais complicada foi registrada na Capital Porto Alegre e na Cidade de São Sebastião do Caí, onde 22 e 37 famílias, respectivamente, tiveram que deixar suas casas.

Segundo o Cel. Joel Prates Pedroso, subchefe da Defesa Civil, a retirada das famílias ocorreu entre os períodos da tarde e da noite do domingo (9), e em alguns casos, apenas como medida preventiva. “A situação está melhorando e provavelmente essas pessoas devem voltar para casa ainda hoje”, comenta Pedroso.

Dados da estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Porto Alegre indicam que nos últimos três dias já choveu 20% a mais que a média prevista para a cidade (140mm), com um acumulado de 167mm desde a 0h de sexta-feira (7). Em São Sebastião do Caí, levantamentos da equipe da Somar Meteorologia apontam que volume chega a 117mm desde o dia 1 de agosto até as 9h do domingo.

“No momento, nossa maior preocupação é com o escoamento dessas chuvas. Estamos bastante atentos ao nível dos rios, que ainda pode subir, cercar as pessoas e deixá-las isoladas”, lembra o Coronel.

Os meteorologistas da Somar apontam que a previsão para esta segunda-feira (10) é de chuvas generalizadas, mas com baixo acumulado entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina. Por conta da entrada de uma intensa massa de ar polar, as temperaturas despencam e a máxima não passa dos 10°C no nordeste gaúcho e no sul catarinense e dos 20°C nas demais localidades da Região.

“Nos próximos dias o tempo segue seco e bastante frio em boa parte do Sul, e amanhã (11) há previsão de geadas no centro e noroeste do Rio Grande do Sul, na Serra Geral, no Planalto e Meio Oeste de Santa Catarina e no sudeste do Paraná. Nessas áreas, as mínimas ficam entre -3°C e 2°C”, explica Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

Até o sábado (15) não há previsão de chuvas, porém entre o domingo (16) e quarta-feira (19) uma nova frente fria de fraca atividade atinge a Região, provocando chuvas nos três Estados, ultrapassando o volume de 70mm no leste do Rio Grande do Sul. 

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades

Homem Casado e Sucesso Financeiro: Qual é a Relação?

A ideia de que homem casado têm mais sucesso...

O Que Darwin e Freud Diriam Sobre Amor e Paixão Hoje?

O amor e a paixão são temas que intrigam...