quarta-feira, janeiro 15, 2025

Temporais no Sul, Sudeste, Sul de MS e parte do Norte e Nordeste continuam na Sexta-Feria

Temperaturas despencam e dia será gelado no Sul, parte do Sudeste e no MS

Uma área de baixa pressão avança pelo Sul do País nesta sexta-feira e provoca intensos temporais, com rajadas de até 55km/h, no norte, noroeste e oeste do Rio Grande do Sul; norte, centro e oeste de Santa Catarina; todo o Paraná e também no sul de Mato Grosso do Sul. O acumulado poderá passar dos 60mm em todo o centro e oeste do Paraná e há risco de queda de granizo nos quatro Estados. Apenas no sul de Santa Catarina e no leste, centro e sul do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. Além disso, a temperatura permanece baixa em toda a Região Sul e no sul e sudoeste de Mato Grosso, com máxima inferior a 20°C.

Segundo os meteorologistas da Somar, a frente fria que ficou vários dias parada entre o Paraná e São Paulo avança pela costa do Sudeste e chega ao norte do Espírito Santo até o final desta sexta-feira. No decorrer do dia, o sistema provoca chuvas em boa parte do Espírito Santo, todo o Rio de Janeiro, leste, sul e parte do oeste de Minas Gerais e em todo o Estado de São Paulo, porém com baixo acumulado na maior parte das localidades. Apenas no litoral sul, Grande São Paulo e Vale do Ribeira, há previsão de chuvas fortes nas primeiras horas do dia. Além disso, a temperatura despenca e a sensação será de frio no sul, centro e leste paulista (inclusive na Capital), centro e sul do Rio de Janeiro (Capital) e sul de Minas Gerais. No Espírito Santo, mesmo com as chuvas, o calor prossegue.

Já em boa parte de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, centro e leste de Rondônia, sudeste do Amazonas, sul do Pará, sul de Tocantins e interior do Nordeste, o tempo permanece seco, quente e com umidade do ar muito baixa – inferior a 30%.

No Norte e na costa do Nordeste os temporais não dão trégua. Ao longo do dia, áreas de instabilidade causam chuvas fortes no oeste do Acre, Amazonas, Pará, litoral do Amapá, centro e norte do Maranhão e Piauí, litoral do Ceará, Pernambuco e Alagoas. Mesmo com as chuvas, o calor predomina nas duas Regiões.

Litoral
A coincidência de lua nova (maré alta) com ventos fortes e mar agitado deverá provocar ressacas em toda a costa da Região Sul e Sudeste. Nesta sexta, as ondas chegam a 3 metros de altura na costa norte do Rio Grande do Sul e no litoral de Santa Catarina. Entre o Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, as ondas atingem 2m. Com relação aos ventos, as rajadas chegam a 30km/h na costa de Santa Catarina e de São Paulo.

Fim de semana
No sábado, a área de baixa pressão dá origem a um ciclone extratropical, que provoca chuvas fortes e generalizadas, intensas rajadas de vento, trovoadas e até mesmo queda de granizo em boa parte da Região Sul. O ciclone também provoca chuvas em Mato Grosso do Sul e no sul e oeste de São Paulo, mas não há previsão de transtornos. A temperatura permanece baixa e o dia será bastante frio em toda a Região Sul, sul e oeste de Mato Grosso do Sul e até mesmo no sudoeste de Mato Grosso e sudeste do Acre, com máximas em torno ou bem inferiores a 20°C. No extremo oeste gaúcho, por exemplo, a máxima não passará dos 11°C, mas por conta dos ventos fortes, a sensação será de muito mais frio.

No leste de São Paulo (Capital e litoral Paulista), sul, centro e leste de Minas Gerais, em parte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, as chuvas ainda estarão associadas com a antiga frente fria, que chegará ao sul da Bahia até o final do dia. O sábado será parcialmente aproveitável no Sudeste, com chuvas fracas alternadas por bons períodos de melhoria. Até mesmo a temperatura entrará em elevação e não fará tanto frio. Entre o Norte e o Nordeste, as chuvas fortes prosseguem concentradas sobre o Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e costa norte da Bahia. Mesmo com as chuvas, o calor predomina em boa parte das duas Regiões.

No domingo, o ciclone extratropical dá origem a uma nova frente fria e este sistema será responsável por chuvas com baixo acumulado em boa parte da Região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e boa parte de Mato Grosso. Esperam-se rajadas de 90km/h na costa do Rio Grande do Sul e em torno de 70km/h em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Além disso, a chegada de uma segunda massa de ar polar deixará o dia gelado, com máximas inferiores a 11°C em várias cidades da Região Sul. Com os ventos intensos, a sensação deverá chegar a zero grau. O frio também atinge Mato Grosso do Sul, sudoeste de Mato Grosso e o sul e oeste de São Paulo. No Norte e Nordeste, os temporais atingem principalmente o Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá e Amazonas.

SOMAR/UNO

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades

Homem Casado e Sucesso Financeiro: Qual é a Relação?

A ideia de que homem casado têm mais sucesso...

O Que Darwin e Freud Diriam Sobre Amor e Paixão Hoje?

O amor e a paixão são temas que intrigam...