Piçarras – A Escola Núcleo São Brás foi o lar da “Toca do Coelho” nesta semana de Páscoa. Com uma criativa decoração e o uso de materiais reciclados, o espaço foi montado no local destinado às oficinas de reciclagem e fez a alegria das crianças durante toda a semana. Na quinta-feira, 17 de abril, foi a vez da visita do coelho, ou melhor, uma coelha da Páscoa, para brincar com os alunos e distribuir doces.
A iniciativa partiu da direção da escola e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Balneário Piçarras, professoras e pais de alunos, muita criatividade e trabalho para montar o espaço, que encantou as crianças do Núcleo São Brás e também de outros Centros de Educação Infantis que visitaram o local na semana, segundo a diretora Tânia Maria dos Santos.
Na festa de quinta-feira, os alunos brincaram com dois coelhos de verdade, fizeram pintura facial, máscaras e ganharam doces. Algumas turmas ainda tiveram que procurar, como o bom costume. Mas a diretora salienta que os doces e coelhos são apenas uma simbologia para estimular a imaginação das crianças, pois o verdadeiro sentido da Páscoa é o que foi transmitido ao longo da semana: a mensagem de Jesus Cristo e a sua ressurreição. Na decoração pelas paredes, portas e teto da escola, além de cenouras e ovos feitos a partir de materiais reciclados, mensagens de esperança e fé buscam transmitir os verdadeiros valores da Páscoa, segundo Tânia. “A gente sempre prega para eles o amor e o respeito”, destaca.
A diretora Tânia Maria dos Santos faz questão de agradecer a todos os que se empenharam para fazer a magia da Toca do Coelho: as professoras Cristiane, Renata e Gilda, a auxiliar de informática Karoline, a orientadora pedagógica Clarice, o zelador “seu” Miro, as auxiliares de serviços gerais Célia e Solange, o Gilson Onofre, pai de um aluno e o Gerson Correa. “As professoras são muito habilidosas e temos funcionários muito dedicados”, destacou.
A escola do Núcleo São Brás tem 210 alunos e atende as regiões do São Brás, Medeiros, Medeirinhos, Morro Alto, Rio Novo, Morretes e Nova Descoberta. Conta, desde o ano passado, com oficinas de reciclagem, xadrez, futsal, música e fanfarra, todos a partir de projetos em parcerias com a Epagri e Petrobras, por exemplo, além da Secretaria Municipal de Educação. “Queremos cidadãos conscientes na sociedade, este é o nosso objetivo”, ressalta a diretora Tânia, acrescentando que os projetos vêm trazendo mudanças significativas nos alunos. “Eles estão com essa consciência de transformação e isso eles não aprendem só para eles, levam também para casa”, completa.
Imagens: Secom/Prefeitura de Balneário Piçarras
UNOPress