domingo, dezembro 22, 2024

Turismo e Cultura promovem salto de qualidade na música em Videira

Videira – O ano de 2009 foi sem dúvida um ano de progresso técnico para os músicos que atuam nas bandas e na orquestra municipal, mantidas pela Prefeitura de Videira, através da Secretaria de Turismo e Cultura. Um projeto elaborado pela Gerência de Música da Secretaria, leva para Curitiba, duas vezes por mês, vários alunos videirenses, para assistirem aulas com grandes profissionais da Escola Municipal CEI Curitiba Ano 300.

Segundo o secretário Clemir Schmitt, os alunos são atendidos por seis professores através do programa Comunidade Escola, que ministram aulas de violino, viola, contrabaixo, oboé, fagote, flauta, violoncelo e tímpano. “Essa iniciativa é uma soma de esforços, da Prefeitura de Videira, que viabiliza transporte e alimentação para os alunos e da Associação Videira Música Viva, que doou quatro violinos para a Escola Municipal Curitiba, que em contrapartida disponibiliza salas de aula e professores, para que alunos de música de Videira tenham aulas de seus respectivos instrumentos”, diz o secretário, ressaltando que o projeto também conta com o apoio da coordenadora de Música Erudita da Fundação Cultural de Curitiba – Janete Andrade, que indicou os professores e também disponibiliza o espaço da Fundação para aulas.

A coordenadora do Núcleo de Música – Wladmar Goldbach explica que ao voltarem para Videira, os alunos que viajam se tornam multiplicadores para o restante do grupo. A iniciativa, de acordo com ela, tem profissionalizado ainda mais os músicos e a qualidade das apresentações já tem se tornado uma realidade. Como exemplo, Wladmar aponta o jovem Luciano César Bora, que toca um instrumento pouco comum, chamado tímpano.

O jovem se encantou pelo instrumento, há cinco anos, quando a Associação Suíça em prol do Conservatório de Música de Videira, cedeu o mesmo para a Banda Municipal. Como não existem professores de tímpano no município, desde então o jovem tem se empenhado buscando assistir DVD´s e navegar por sites de música erudita para obter algum progresso. Situação que mudou com a oportunidade das aulas na Capital Paranaense. “Nem consigo acreditar no meu progresso, é fantástico o que está acontecendo comigo”, empolga-se o aluno.

Wladmar aponta que neste ano, as aulas já encerraram, mas como a fase experimental, deu mostras no salto de qualidade dos músicos, o projeto passa  a fazer parte definitiva das ações de Gerência de Música. As aulas devem ser retomadas em fevereiro de 2010 com os seguintes professores, ministrando aulas em Curitiba: Roberto Hübner (violino e viola), Pablo Vergora (contrabaixo), Paulo Barreto (oboé), Jamil Bark (fagote), Ana Fumaneri (Flauta) e Clodoaldo Nunes (Violoncelo).

Em janeiro os alunos inscritos também  participarão da Oficina de Música de Curitiba Durante 10 dias a cidade ficará envolvida por uma atmosfera musical onde os participantes terão aulas individuais, prática de orquestra, teoria musical e assistirão grandes concertos.

Alunos que ficam em Videira também recebem aulas com profissionais renomados

Para os alunos que ficam em Videira, o Núcleo de Música também articulou uma série de atividades e aulas para enriquecer o currículo e aperfeiçoar o conhecimento. A cada 15 dias, o professor Paulo Mannes vem de Blumenau  e junto com o professor Aimoré Pereira Júnior  atendem todos os alunos de violino e viola, individualmente, fazendo estudo de naipes, teoria e prática de orquestra.
 
Neste ano com a ajuda da Associação Suíça também foram beneficiados alunos de piano, com a vinda do professor e concertista Sladjan Vukasinovic. E nesta semana, os jovens estão tendo aulas com o flautista Danilo Mezzadri- diretor da Faculdade de Música do Mississipi (USA) e com Susye Mezzadri que está ministrando aulas  de canto. Os dois músicos ficam na cidade até a próximo sexta-feira, dia 18, quando fazem participação especial no Concerto de Natal da Banda Sinfônica Videira, que acontece a partir das 21h30, no Largo da Estação. “Videira é sem dúvida uma cidade musical e temos que dar, sim, à esses jovens músicos oportunidade de encontrar o seu norte e descobrirem onde querem chegar”,finaliza a coordenadora do Núcleo de Música.
 

Fonte : Assessoria de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...