Joinville – Assim como as praias do litoral norte de Santa Catarina, Joinville comemora o movimento de turistas que vem impulsionando a economia da cidade, desde o início da temporada de verão.
A completa infraestrutura, a localização estratégica e os preços competitivos em serviços como hotelaria e gastronomia atraem cada vez mais visitantes que vêm curtir férias em Santa Catarina, mas que escolhem Joinville para se hospedar, passear e também como ponto de partida para roteiros diários pela região.
“Esse fenômeno está crescendo nos últimos anos e temos certeza de que é uma tendência que veio para ficar. Em Joinville, o turista está perto de tudo e pode se hospedar pagando até um terço do que gastaria no litoral. O movimento está ótimo e estamos aproveitando”, conta Raulino Schmitz, proprietário do hotel Sabrina.
Já conhecedor da grande demanda de turistas, o restaurante Pizza na Pedra, localizado na Via Gastronômica, atende normalmente inclusive nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.
De acordo com o proprietário da casa, Guilherme Kulkamp, o número de visitantes em Joinville cresce constantemente. “Nos primeiros dez dias do ano, os turistas chegaram a representar 70% do fluxo de clientes no restaurante. A partir do dia 11, cerca de 40% dos clientes são de fora”.
No Centro Comercial Expoville o movimento de visitantes também é intenso desde os primeiros dias do ano. O local é tradicional ponto de parada para turistas que viajam de carro ou ônibus e oferece produtos típicos de Joinville
Depois de se hospedar em Joinville, as aposentadas Mildre Mandrelli Ferri e Marisa Casari, de Sorocaba (SP), seguiram para uma semana de passeios no litoral catarinense. No retorno, estiveram novamente em Joinville e aproveitaram para comprar lembranças da cidade. “Já conhecia Joinville e gosto muito daqui. Passeamos pela cidade e pretendemos voltar em breve”, contou Mildre.
Foto © Mauro Queiroz
Diversão e arte
O turista que chega a Joinville não se restringe aos serviços de hotéis e restaurantes. Nas Centrais de Atendimento ao Turista (CATs), os visitantes buscam informações sobre opções de lazer e entretenimento, incluindo ícones como Escola do Ballet Bolshoi, museus e o famoso passeio no Barco Príncipe.
O casal de professores Matheus e Camila Wernech, acompanhado do filho Augusto de três anos, veio de Barra Mansa, litoral do Rio de Janeiro, para conhecer o Parque Beto Carrero. Na viagem de volta, a família não deixou de visitar Joinville.
“Achamos a cidade muito bonita, limpa e florida. Minha mulher se encantou com a arquitetura e com a hospitalidade do povo. E eu quis experimentar o chopp e a cerveja”, contou Matheus.
Outro aspecto que comprova a consolidação de Joinville como destino turístico é a diversidade do público que chega à cidade. Na CAT do aeroporto, desde o início do ano, além dos turistas brasileiros, também passaram visitantes da Inglaterra, França e Alemanha.
Já na CAT do Pórtico da Rua 15 de Novembro, um dos principais acessos à cidade, foram atendidos turistas do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, de países do Mercosul como Paraguai, Uruguai e Argentina, e também, da Europa, incluindo Portugal e Espanha.
Também no mês de janeiro, o Museu Nacional da Imigração e Colonização recebeu turistas de todas as regiões do Brasil e, ainda, dos Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Japão, Chile, Itália, Israel e Inglaterra.
Para o presidente da Fundação Turística de Joinville, Raulino Esbiteskoski, a manutenção dos equipamentos e pontos turísticos é fator essencial para o constante crescimento do turismo da cidade.
“Estamos trabalhando intensamente para consolidar Joinville no ranking dos principais destinos turísticos da região Sul. Para isso, investimos na melhoria dos nossos equipamentos e buscamos novas opções de atrativos para que os visitantes aproveitem, recomendem e retornem outras vezes à cidade”, conclui Esbiteskoski.
Wagner Baggio
UNOPressPress