Florianópolis – Campanha “Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes” será lançada simultaneamente em 13 cidades, buscando a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.
O Ministério do Turismo, em parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, lança, no próximo dia 9, uma campanha nacional de prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. A mobilização acontece nas doze cidades-sede de jogos na Copa em 2014, e também em João Pessoa.
“O Brasil está se preparando para realizar uma grande Copa do Mundo, e vamos receber milhares de turistas estrangeiros, além dos milhões de brasileiros que viajarão dentro do país para acompanhar os jogos e a festa. A campanha, que começa agora, vai ampliar o debate com a sociedade e colocar em pauta a necessidade de uma Copa com sustentabilidade, sem exploração de crianças e adolescentes em qualquer equipamento turístico ou cidade do país. Começando agora a prevenir, além de realizar um grande evento, vamos marcar um gol também fora dos campos, em defesa da vida das nossas crianças e adolescentes”, explica Elisabeth Bahia, coordenadora geral do Programa Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo.
O lançamento da campanha acontece após um intenso período de preparação nas cidades, com formação de multiplicadores, debate com participantes do setor público e privado do turismo e oficinas. “Agora, chegou o momento de ampliar a campanha. A exploração sexual de crianças e adolescentes é grave violação dos direitos humanos e não pode ter espaço em qualquer atividade turística, que se torna a cada dia uma atividade econômica importante para o país. Hoje, já temos um apoio fundamental de muitos empresários de hotelaria, transporte e da área de bares e restaurantes, que divulgam e trabalham a prevenção em suas empresas”, afirma Elisângela Machado, coordenadora executiva do projeto no CET/UnB.
Mobilização nas redes
Além de várias atividades nas cidades, a campanha será lançada com força nas redes sociais. Orkut, Twitter, Facebook, YouTube e Flickr hoje mobilizam milhões de pessoas e formam opinião sobre os mais diversos temas. A campanha terá perfil em cada uma dessas redes, convidando os seguidores a participar da mobilização no dia 9 de dezembro, dando informações sobre o tema e estimulando a denúncia por meio do Disque 100 e a adoção de um Código de Conduta pelos empresários do setor do turismo.
Informações para a imprensa
Gisela Mendonça – (61) 8195-3785
Marcio Vieira – (61) 3322-0884 / 8151-9678
Miguel Bueno – (61) 9979-5434
Um Gol Pela Vida nas Redes Sociais
Twitter:
https://twitter.com/golpelavida
Facebook:
Perfil: https://www.facebook.com/golpelavida
Fã Page: https://on.fb.me/golpelavida
Orkut:
Perfil: https://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=17077471123094204426
Flickr: https://www.flickr.com/golpelavida
UNOPress