sexta-feira, dezembro 27, 2024

UFSC permanece na Curva do Arroz

Joinville – A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ficará no terreno da curva do arroz. Depois de muita discussão em torno de onde seria instalada a unidade da UFSC na região Norte do Estado, foi “batido o martelo” na tarde desta quinta-feira (30), na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville.

Participaram da reunião o governador Luiz Henrique, os prefeitos de Joinville, Carlito Merss, e de Araquari, João Pedro Woitexem, o reitor da UFSC Álvaro Prata, secretário de desenvolvimento regional Manoel Mendonça, o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Sandro Silva, o vereador Osmari Fritz, o presidente da ACIJ, Carlos Schneider, técnicos do governo do Estado, da Prefeitura e da Universidade Federal.

O impasse estava em torno do terreno do grupo Sinuelo, que havia planejado a construção de um posto temático, com centro comercial e hotel no entorno do terreno da UFSC. Já a universidade defendia a tese de que o terreno deveria ser incorporado ao seu, pois considera o espaço estratégico para o projeto da instituição de ensino. Em virtude deste impasse outras
alternativas foram propostas como a área do Grupo Tupy, próximo ao terreno na curva do arroz, onde parte do terreno seria doado a UFSC.

O reitor Álvaro Prata apresentou os estudos solicitados na última reunião pelo governador Luiz Henrique e pelo prefeito Carlito Merss sobre a permuta do terreno do Sinuelo e se haveria possibilidade de indenizá-los, possibilitando assim a compra do terreno da Agropecuária Barbieri pelo grupo empresarial. Segundo o reitor não haveria possibilidade de efetuar a referida transação, apresentando a Lei Municipal nº 134 de 1999 que proíbe
a instalação de posto de gasolina nas proximidades de estabelecimentos de ensino.

O presidente da Fundação IPPUJ, arquiteto Luiz Alberto de Souza, também apresentou estudo realizado pelo instituto sobre as questões legais, ambientais e urbanísticas do Plano Diretor de Joinville, quanto à permuta do terreno do Sinuelo com a UFSC e identificou que há diversas restrições. Em seguida sugeriu um acordo para anexar o terreno do Sinuelo ao da
universidade, já que o mesmo é de utilidade pública. Ao mesmo tempo seria criado um grupo de trabalho formado por representantes do governo do Estado, da Prefeitura de Joinville e de empresários para resolver a situação do empreendimento do grupo Sinuelo.

O governador Luiz Henrique externou sua preocupação quanto aos investimentos que o Grupo Sinuelo no empreendimento e os empregos que o mesmo irá gerar na região, mas ao mesmo tempo uma decisão precisaria ser tomada. Disse que recebeu uma ligação do Ministro da Educação, Fernando Haddad, e se comprometeu em dar o encaminhamento final ao assunto nesta reunião para que as obras da UFSC possam iniciar imediatamente.

Fonte: Assessoría de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...