São Bento do Sul – Aqueles que tem interesse em participar do projeto da Cápsula do Tempo, entregando objetos para serem guardados por vinte anos dentro de um baú, tem poucos dias para apresentá-los junto a coordenação do Museu Histórico Municipal Doutor Felippe Maria Wolff. A Cápsula será lacrada no dia 20, sexta-feira, com previsão de abertura somente em maio de 2.031.
Numa iniciativa da Prefeitura de São Bento do Sul, através da Fundação Cultural, o projeto tem o objetivo de preservar objetos de uso comum no dia a dia dos São-bentenses. “Na cápsula podem ser depositados objetos extremamente comuns que utilizamos no nosso dia a dia. A ideia é instigar os participantes a pensarem no significado daquele objeto daqui há vinte anos quando a cápsula for aberta, será objeto histórico ou que possa servir de pesquisa e comparação, será uma lembrança, entre outras situações que podem ser analisadas”, comenta o coordenador do projeto Carlos Campestrini.
Muitas ideias já surgiram, porém poucas pessoas já fizeram a entrega oficial dos materiais. “São diversos objetos que podem fazer parte desta coletânea, inclusive peças em linha de produção nas fábricas, celulares, fotos, pen drive, enfim são muitas opções e cada pessoa tem uma ideia diferente, mas é importante lembrar que todos os objetos devem estar no Museu até sexta-feira”, avisa Carlos lembrando que a participação é gratuita e aberta a toda a comunidade.
A cápsula ficará, durante os vinte anos, em exposição no Museu Municipal. A chave será colocada em um quadro próximo do baú, onde também será fixado uma placa com o nome de todos os participantes e lista dos objetos guardados. A cápsula do tempo com registro dos dias atuais de São Bento do Sul será fechada às 20h do dia 20 de maio (sexta-feira). O evento faz parte da programação da Semana do Museu comemorada em todo país. Maiores informações no telefone 3633-5924.