Balneário Camboriú – O presidente do Centro de Direito Internacional e Comparado de Ville de Limoges – cidade localizada na região central daquele país -, Michel Prieur, esteve em Balneário Camboriú nesta quinta-feira (6), acompanhado cônsul honorário da França em Santa Catarina, Francisco Borgoff. Prieur é um dos maiores especialistas do mundo em direito ambiental e realiza uma série de conferências em Santa Catarina com o tema “Gestão Integrada do Litoral”, através da programação 2009 – Ano da França no Brasil. Prieur e Borgoff foram recepcionados por secretários da Prefeitura de Balneário Camboriú, em almoço na Barra Sul.
O encontro contou com a participação do secretário de Turismo e vice-prefeito, Cláudio Dalvesco, do Meio Ambiente, André Ritzmann, do superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Sandro Bernardoni, do diretor geral de Turismo, Ademar Schneider, além do presidente da Aliança Francesa de Florianópolis, Humberto Rufino e do presidente do Instituto Jurídico do Litoral, também da capital catarinense, Gilberto Rufino. Ainda contou com Mônica Gomes, gerente de negócios da Rede Accor Hotéis em Santa Catarina, Sandra Álvares da Silva, gerente A&B da Átrio Hotéis(Accor) e Alexandre Dominguez, da ADM Distribuição e Promoção, entre outros convidados, que apóiam os interesses da França em Santa Catarina.
A intenção da comitiva é estudar a região de Balneário Camboriú e encaixar a cidade para ser beneficiada com projetos ambientais. “Queremos entender a região e saber como trabalhar com meio ambiente e ecologia, que é o principal objetivo de empresários que querem investir no Brasil. Analisamos o que é possível e o que não é”, explicou Gilberto Rufino. “Somos parceiros do consulado francês, para oferecer estrutura para que as coisas realmente aconteçam”, destacou. As conversações com a França também avançam em direção às áreas da cultura, turismo e esporte, alguns projetos já estão aprovados.
O encontro também serviu para ratificar o interesse da comitiva em realizar convênio de irmandade entre Balneário Camboriú e uma cidade da França. O assunto já havia sido colocado em pauta em reunião realizada no final de abril no município. “A conversação a este respeito já está bem avançada, assim como outros projetos de vários setores”, confirma o secretário Dalvesco. Prieur e Borgoff também conheceram o comandante da 3ª Região da PM, coronel José Pires, e o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Cláudio Koglin, que passavam pelo local do encontro. Uma parte do grupo finalizou a visita à cidade com passeio às três estações do Parque Unipraias.
Fonte: Assesoría de Imprensa