Balneário Camboriú – O Sistema Municipal de Empregos (Sime), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social, vem ampliando mês a mês a oferta de vagas à comunidade, assim como o índice de aproveitamento dos candidatos no mercado de trabalho local. A prospecção destas vagas se dá a partir do trabalho dos técnicos do setor, que se colocam à disposição do empresariado para tabular as vagas, cadastrar os interessados e fazer os devidos encaminhamentos.
A procura por emprego é grande em Balneário Camboriú, numa média crescente de 700 atendimentos/mês somente no sistema municipal. Das mais de 700 pessoas atendidas em março no Sime, 329 foram encaminhadas para as empresas. Destas, 40% já estão empregadas. “Este índice de aproveitamento é excelente do ponto de vista social, mas nossa meta é ampliá-lo gradativamente”, avalia Luiz Ferreira Santos, coordenador do Sime.
Para ampliar a oferta de vagas e o atendimento, o Sime está organizando um banco de dados detalhado com a identificação do trabalhador, sua formação acadêmica, vivência profissional, características pessoais, preferências e pretensão salarial. A meta é tabular estas informações e cruzá-las com as vagas disponíveis de forma rápida e eficiente, dando agilidade ao serviço. Um dos principais pontos a ser observado neste trabalho de identificar a vaga certa para a pessoa certa, é obter a maior quantidade possível de informações que componham o perfil do trabalhador. Por isso é muito importante a entrevista inicial com os servidores do Sime, treinados para esta tarefa.
Um exemplo prático do sucesso do Sime é a indicação e a contratação de mais de 80% dos funcionários que vão atuar na filial de uma grande rede de material de construção que está se instalando em Balneário Camboriú. “Esse pessoal já está sendo treinado pela empresa em Joinville e em Curitiba”, revela Luiz. Os interessados devem procurar o Sime das 13h às 19h, tendo em mãos a carteira de trabalho e documentos pessoais (CPF e RG). O Sime fica na rua 916, esquina com a Quarta Avenida, centro.
Capacitação
Com o objetivo de formar e qualificar a mão de obra e, consequentemente, ampliar o índice de aproveitamento dos profissionais no mercado de trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social pretende oferecer cursos de capacitação profissional. Para tanto, a ideia é firmar parcerias com as universidades locais. Os cursos oferecidos deverão ser nas áreas nas quais a oferta de vagas é maior: padeiro, manicure, cabeleireira, garçon, camareira e ajudante de cozinha.