segunda-feira, dezembro 23, 2024

Valorização do pescador e produtor rural

Barra Velha – Após pouco mais de seis meses de administração do prefeito Samir Mattar, a secretaria de Agricultura e Pesca vem contribuindo para que esta seja uma administração diferenciada, procurando cumprir o seu plano de governo. Já conseguimos dar andamento em projetos que devem ser executados na agricultura, como geração de renda familiar e empregos na área rural.

Já está sendo implantado o projeto “Agropecuária Ecológica”, que foi iniciado com oito produtores, utilizando novas tecnologias. Apesar das tecnologias aplicadas serem novas para os produtores, já estamos encontrando resultados animadores, comprovados pelos mesmos. Com a segurança do não uso de agrotóxicos, as vendas estão aumentando e os consumidores estão satisfeitos por adquirirem alimentos saudáveis.

Com a agroindústria caseira, os produtores estão agregando valor aos seus produtos e comercializando diretamente com os consumidores, através da feira rural que funciona todos os sábados.

As vendas para supermercados e restaurantes já são realidade e vêm crescendo a cada dia. Estamos incentivando os produtores a participar de cursos e palestras para melhorar e aumentar seus conhecimentos técnicos. Temos nos preocupado com a venda destes produtos e por isso instalamos uma feira, para que estes possam ser vendidos. Iniciamos também um projeto de recuperação e melhoramento de pastagens e instalação de uma usina de pasteurização de leite.

Também implantamos o projeto de “Plantas Bioativas, Nutracêuticas e Aaromáticas”. Este projeto poderá ser muito importante, com excelentes resultados financeiros por se tratar de um mercado promissor, com muita procura nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Exterior. Iniciamos o projeto com dois agricultores, com plantio de mudas e participação do curso de panificação nutracêutica.

Estivemos reunidos com os diretores e técnicos do centro de pesquisa da EPAGRI em Itajaí, e quando apresentamos o nosso projeto, este foi bem aceito e colocaram-se à nossa disposição para nos ajudar, dando assistência técnica aos produtores, oferecendo cursos para industrialização das plantas como também as mudas necessárias. 

Estamos projetando a instalação do horto florestal municipal para a produção de mudas de plantas bioativas e sementes de diversas qualidades, adubação verde e cultivos de frutos nativos. Para mostrar a importância de frutas e verduras na alimentação, mudas estão sendo destinadas para hortas escolares e comunitárias.

Outro projeto que está em andamento é a formação de uma associação para o desenvolvimento da apicultura no município. Participamos ativamente da 1ª Feira da Integração Rural nos dias 18 e 19 de julho em Medeiros. Promovemos reuniões com os agricultores e associações para uma integração social e participativa no evento. Contamos com expositores para a apresentação de seus produtos, organizamos a barraca dos produtos agrícolas e conservas, sucos, queijo, manteiga e outros.

Ativamos o serviço de inseminação artificial em vacas e contratamos uma médica veterinária para atendimento médico e apoio técnico aos produtores do município. Participamos de todas as reuniões técnicas na AMVALI, EPAGRI, SDR e outros. Foram atendidos 79 agricultores com a patrulha mecanizada, totalizando 438 horas de retro escavadeira e 30 proprietários com trator, totalizando 235 horas.

Estamos integrados ao projeto Microbacias 2, em Rio do Peixe, fornecendo sacos para mudas de árvores, sementes e verduras, fornecendo apoio e assistência técnica aos agricultores.

Encaminhamos um projeto para secretaria de apoio ao desenvolvimento do setor agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas no valor de 463.000 reais, para compra de um trator de pneu traçado, uma retro escavadeira, uma caminhonete cabine dupla para transporte de materiais e pessoal e outros implementos agrícolas.

Projeto para secretaria Especial de Aquicultura e Pesca no valor de 162.000 reais, para realização de cursos de boas práticas de produção e conservação de pescados, destinados às mulheres dos pescadores.

Projeto encaminhado para o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Agricultura (SAF), assessoria de gênero, raça e etnia (AEGRE) no valor de 268.000 reais para a instalação de uma unidade de produção e transformação de alimentos e artesanato para as mulheres agricultoras e pescadoras de Barra Velha. Temos como primeira meta a produção de cuca, bolachas, massas, doces, geléias e produtos nutracêuticos. Como segunda meta temos a produção de leite e derivados, como terceira meta o artesanato e como quarta meta o processamento de frutas e verduras. Este é nosso balanço semestral.

Fonte: Assessoría de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...