sexta-feira, dezembro 27, 2024

Várias formas de arte no aniversário da Casa da Cultura em Sombrio

Sombrio – Sucesso! Esta é a palavra que define o momento atual da cultura sombriense, segundo o prefeito de Sombrio, Professor Jusa, ao abrir as apresentações que celebram o terceiro ano de fundação da Casa da Cultura, na noite desta quarta-feira, 6 de abril. A instituição, com variadas oficinas disponíveis à população, se tornou o centro artístico da cidade.

Ao lado de representantes da administração municipal e de artistas de Sombrio e de outros municípios, o criador da Casa celebrou o nível a que chegou a cultura local. “Sempre soubemos que Sombrio é rico de manifestações artísticas. Faltava apenas um lugar para concentrarmos essas pessoas e também reunir e preservar a história de nossa cidade e de nossa população”, disse.

Divida em três etapas, a comemoração dos três anos de fundação da Casa da Cultura teve em seu primeiro dia apresentações da cultura açoriana, com o Grupo de Dança Açor Sul Catarinense. “A Casa da Cultura é também o lar do Açor Sul Catarinense. A história do grupo é mais antiga, mas se mistura com a própria história da instituição”, declarou Clair Hahn Fermiano, diretora municipal de Cultura e coordenadora do grupo de danças açorianas.

Antes de subirem ao palco, o grupo apresentou um vídeo com os melhores momentos de sua viagem ao arquipélago de Açores, Portugal, em agosto de 2010, levando a herança deixada pelos imigrantes de volta às ilhas açorianas.

A Casa da Cultura se tornou referência tanto para artistas, que querem demonstrar e ensinar seus talentos, quanto para àqueles que querem aprender novas formas de arte. O local disponibiliza as mais diversas oficinas, danças de salão, gaúcha, hip-hop, informática, xadrez, ginástica aeróbica, artesanato, pintura em tela, teatro, violão, teclado, violino, capoeira, yoga e balé. Esta última foi também uma das atrações do primeiro dia das celebrações de aniversário. Com coreografia da professora Tatielli Cunha, as bailarinas Sara Fontana e Mariana Guolo mostraram a sua arte.

A exposição de artesanato feito pela artesã Zená Pereira de Souza foi mais uma das atrações, assim como a presença do escritor Maurício Selau, autor do livro ‘A ocupação do território Xokleng pelos imigrantes italianos no Sul Catarinense (1875-1925): Resistência e Extermínio’, premiado pela Fundação Catarinense de Cultura.

O trabalho fotográfico de Joi Cletison, coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da UFSC, estará exposto durante todo o período de celebrações da Casa da Cultura. As imagens mostram a beleza natural e arquitetônica do Arquipélago de Açores.

A programação de aniversário segue nos próximos dias 15 e 20 de abril, com novas apresentações artísticas de Sombrio e de municípios vizinhos, assim como exposições diversas. 

Valdinei de Almeida Nichele
UNOPress

 

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...