Ventos de 155km/h em Urubici – SC são causados por ciclones extratropicais

Um ciclone extratropical e uma frente fria avançam pela América do Sul provocando pancadas de chuva, trovoadas e, principalmente, ventos fortes. Durante a última madrugada, o sistema provocou rajadas de mais de 155km/h em Urubici, na Serra de Santa Catarina, em torno de 100km/h no Cabo de Santa Marta, no litoral sul catarinense e em torno de 105km/h em São José dos Ausentes, na Serra do Rio Grande do Sul.

De acordo com os meteorologistas da Somar, a frente fria e o ciclone extratropical continuam provocando chuvas e ventos fortes ao longo desta quarta-feira na Região. O acumulado poderá passar dos 60mm em várias localidades paranaenses, 50mm em Santa Catarina e em torno dos 40mm no norte do Rio Grande do Sul. Com relação aos ventos, são esperadas rajadas de até 90km/h no Estado gaúcho e 70km/h em algumas cidades catarinenses e paranaenses. Além disso, a onda de frio mais intensa dos dois últimos anos avança pelo Rio Grande do Sul, provocando acentuado declínio da temperatura nesta quarta-feira.

A frente fria avança lentamente pelo Brasil nos próximos dias e provoca chuvas em boa parte do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Até o próximo domingo, dia 26 de julho, o acumulado passa dos 100mm entre o sul de São Paulo e nordeste do Paraná. No norte de Santa Catarina, o acumulado alcança 70mm e no extremo sul de Minas Gerais, espera-se algo em torno dos 50mm.

Além da chuva, a intensa massa de ar polar atinge boa parte do oeste e sul do Brasil nos próximos dias. Entretanto, apesar da intensidade, não há previsão de geadas nas áreas de cana-de-açúcar do Sudeste e de café do Sudeste e do Paraná. Esperam-se mínimas negativas, com valores em torno de -4°C na Serra Geral até o fim de semana e máxima de apenas 7°C em boa parte da Região Sul. O frio também atinge o Sudeste, Centro-Oeste e os Estados do Acre, Amazonas e Rondônia até o sábado.

ai/UNO

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *