domingo, dezembro 22, 2024

VI Campeonato Nacional de Robótica

Acontece nesta sexta-feira (2), em Chapecó, a segunda etapa da participação dos estudantes da rede pública estadual no VI Campeonato Nacional de Robótica. A competição é promovida em sintonia com o torneio mundial de robótica – o FLL (First Lego League), que vai classificar uma escola de cada região do Estado para a fase estadual. Este mês, nos municípios de Videira, Lages, Criciúma, Blumenau e Itajaí serão realizadas as eliminatórias regionais.

A competição envolve alunos de escolas públicas e privadas de todo o País, com o objetivo de incentivar o estudo da ciência e da tecnologia associado aos conteúdos curriculares. Em santa Catarina, participam do campeonato somente as escolas da rede estadual. Vânia Ribeiro, coordenadora do programa, informa que, com o recurso pedagógico disponibilizado pela revista Lego Zoom, os alunos escolhem o tema e formam equipes sob a orientação dos professores.  “Estas equipes terão o desafio de utilizar a robótica para solucionarem problemas do cotidiano, combinando imaginação e criatividade com o estudo das Ciências tradicionais”, ressalta. Os trabalhos que se destacarem nas unidades de ensino serão apresentados nas feiras regionais previstas para outubro. De cada Gerência Regional de Educação será selecionada uma escola para participar do torneio estadual.    

Neste programa, a Secretaria da Educação investiu mais de R$ 10 milhões para incorporar as novas ferramentas de educação tecnológica no ensino. Na aquisição do material está incluída a assessoria técnica e a formação dos professores, que desde o ano passado receberam 24 etapas de capacitação presencial, além de 36 horas à distância. Esta ação, desenvolvida inicialmente em 92 escolas, em 2009 foi estendida para mais 103 unidades escolares. A equipe da Diretoria de Educação Básica estima que este material está beneficiando cerca de 50 mil alunos, considerando que cada kit poderá ser utilizado por até quatro estudantes, em salas com aproximadamente 30 alunos, nos dois turnos.

O gerente Operacional da Lego Educacional, Ricardo Mietti, destaca que o recurso de robótica pedagógica não trabalha com a programação de softwares. “O objetivo não é propriamente a robótica, mas o raciocínio da lógica ligado à robótica”. O programa dispõe de dois softwares, o “Robolab”, que utiliza o ambiente Windows e o “Funsoft”, criado para o ambiente Linux.

O projeto

O projeto LEGO “Aprender Fazendo” desenvolvido em 195 escolas da rede estadual é mais uma ferramenta pedagógica colocada à disposição dos educadores com o objetivo intensificar o acesso dos alunos ao conhecimento tecnológico. O Lego Zoom de educação tecnológica consiste em inúmeras peças que podem ser montadas com base nos conteúdos das áreas de Ciências, Matemática, Português, História, Geografia e Artes, formado por um conjunto de 11.070 kits, que compreendem máquinas do tempo, montanhas russa, guindastes, atividades de montar, carros, tudo isso para vencer os desafios propostos pelos professores.

As maletas tecnológicas vêm acompanhadas de material didático com 96 fascículos, direcionado às séries iniciais e 24, aos estudantes de 5ª a 9ª série do ensino fundamental. As revistas trazem orientações sobre as diversas combinações e utilização dos equipamentos, além dos manuais dirigidos aos professores de cada série. Levando em conta as características didáticas do LEGO, foram adotados alguns critérios de distribuição às escolas, priorizando as que têm mais alunos, escolas com cursos de Magistério, ou escolas que têm salas de Tecnologia e Informática. Além dessas, recebem os kits a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e o Instituto Estadual de Educação (IEE).

De acordo com o Grupo LEGO, esta é uma metodologia inovadora para o desenvolvimento de habilidades e competências nos estudantes, valorizando a realização individual, o trabalho em equipe e a aquisição de conhecimentos a partir de situações – problema. Durante a implantação do projeto os técnicos do programa realizaram capacitações. Os professores de 1a a 4a séries participaram de 16 horas de acompanhamento presencial; os de 5a a 9a séries receberam 24 horas. Além disso, os educadores participam de 36 horas a distância. Os professores capacitados vão levar suas experiências aos demais educadores de suas escolas. O programa de Incentivo à Ciência e Tecnologia é promovido por iniciativa da Edacom, representante do Grupo Lego no Brasil. A empresa edita a Revista Lego ZOOM que oferece atividades adicionais às práticas docentes.      

Fonte: Assessoría de Imprensa

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