domingo, dezembro 22, 2024

Videira vence o Prêmio Município Sustentável

 
Videira – O prefeito de Videira, Wilmar Carelli recebeu na manhã desta quarta-feira (12) o troféu de município vencedor na Categoria Regional do Prêmio Município Sustentável 2014 promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM. Videira concorreu com os outros 13 municípios membros da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP) e assegurou o primeiro lugar ao alcançar o índice de (0,729). A entrega dos trofeus aos vencedores foi feita no final da manhã no XII Congresso Catarinense de Municípios, após o painel “A importância dos indicadores na formulação de políticas públicas em gestão municipal”.

Essa é a primeira edição do prêmio, criado pela FECAM em parceria com as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina, com o apoio institucional do Ministério Público de Santa Catarina e do IBGE e patrocínio da FECOMERCIO e da FACISC – Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina.  A premiação utilizou como parâmetro o Sistema do Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável – SIDMS, da FECAM, e tem por objetivo valorizar os municípios que possuem os melhores indicadores, incentivando a cultura do planejamento, monitoramento e da formulação de políticas públicas baseadas nas informações estruturadas que integram o sistema.

Visa ainda estimular os municípios a elevarem o nível dos seus indicadores, possibilitando que ao longo dos anos haja o avanço no desenvolvimento sustentável municipal. O prêmio é dividido em 4 categorias nas quais foram considerados os municípios destaques nos índice estadual, geral, regional e nas políticas públicas sociocultural, econômica, ambiental, político-institucional, educação, saúde, cultura, habitação, participação social, gestão pública e finanças públicas). No total foram entregues 42 trofeus. Concorreram os 293 municípios do Estado de Santa Catarina que possuem dados disponíveis para apuração do IDMS 2014.

O IDMS é uma medida que avalia o nível de desenvolvimento sustentável de um município, considerando o equilíbrio no desenvolvimento das dimensões Sociocultural, Ambiental, Econômica e Político-Institucional. O objetivo do IDMS não é comparar o desenvolvimento sustentável entre municípios de um estado ou de uma região, e sim, possibilitar que os mesmos utilizem o IDMS como uma ferramenta de monitoramento dos indicadores e de planejamento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Os números de Videira

O IDMS de 2014 apresentado pelo município de Videira é de0,729, correspondendo a um crescimento de 9,3% com relação ao IDMS de 2012 (0,667). De acordo com a classificação geral do IDMS de 2014, Videira encontra-se na 42ª posição em relação aos municípios do estado de Santa Catarina e em 1º lugar em sua
Microrregião (AMARP). Segundo o relatório divulgado pela Fecam a principal característica que potencializa o IDMS de 2014 de Videira é o Índice Político-Institucional, que apresentou valor em 2014 de 0,774, acréscimo de 30,5% com relação a 2012 (0,593), e identificamos que seu resultado se expressa principalmente pelo desempenho da Gestão Pública. O índice 0,871 apresentado em Gestão Pública indica que, de acordo com a Classificação Sustentável, o município apresenta um nível Médio Alto na eficácia, qualidade e capacidade de articulação na promoção do desenvolvimento sustentável. O desempenho das finanças públicas e da participação social, cujos índices são, respectivamente, 0,679 e 0,803, mostram condições a serem evoluídas para se buscar o desenvolvimento sustentável no município.

Índice Ambiental, cujo valor é de ,751,representando um aumento de 5,9% em relação ao índice de 2012,garante ao município o Nível Médio Alto, ou seja, a cobertura de saneamento básico, a preservação ambiental e a sua estrutura de gestão ambiental estão promovendo o bem-estar social e econômico com a preservação e manutenção dos valores e recursos naturais. As características econômicas do município, expressas através do Nível de Renda, do Dinamismo Econômico e da Agregação de Valor Econômico, também são relevantes para determinar o valor do IDMS de 2014. Nesse contexto, o município apresenta Índice Econômico de 0,666.

De acordo com a classificação de Desenvolvimento Sustentável, o município se encontra no Nível Médio, ou seja, o município apresenta condições moderadas para criar uma base econômica que seja capaz de garantir a geração de riqueza, emprego, renda e consumo com equidade social. Entretanto, considera-se ainda que existem demandas da sociedade e do setor econômico que precisam ser sanados com políticas públicas para que o índice possa  apresentar evolução. Por fim, o Índice Sociocultural mensura o nível de desenvolvimento do município através da Saúde, Educação, Cultura e Habitação. Seu valor em 2014 foi de 0,726, 6%, maior que o índice de 2012.

Silvia Palma
Assessoria de Imprensa
Foto: Fecam

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...